** O MUNDO NÃO É TÃO GRANDE QUANTO PARECE E VOCÊ NÃO É TÃO PEQUENO QUANTO IMAGINA.** É o diário de um aventureiro e conta um pouco da tragetória de um cara simples que descobriu uma forma de viajar por aí com pouca grana, porem com muita qualidade e tem a intenção de mostrar a você que é possível sim, você se tornar cidadão do mundo, aqui está um pouco da minha história com dicas e uma certa experiência adquirida nestes 22 anos.
OBSERVAÇÃO:
Este Blog está em construção . Os textos ainda não foram corrigidos, terminados, nem houve a edição correta das fotos, aos visitantes minhas desculpas, mas estarei trabalhando nele nos próximos meses com afinco para que tenham um repertório repleto de informações e dicas, obrigado !
quinta-feira, 3 de maio de 2012
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Guia de Albergues da América do Sul
HI Hostels Guide South America
UTILIZE O PAINEL ACIMA PARA AUMENTAR O TAMANHO DA FONTE EM SUA PESQUISA.
UTILIZE O PAINEL ACIMA PARA AUMENTAR O TAMANHO DA FONTE EM SUA PESQUISA.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Viajar tem um preço, a escolha é sua!
Bem, neste capítulo vou contar a vocês de que forma que consegui viajar pelo Brasil inteiro praticamente sem ter uma renda compatível para tal, posteriormente pela América do Sul e até pela Europa até então.
Tudo começou em um pacote de turismo em 1994, onde fui a Fortaleza por uma semana com direito a hotel 4 estrelas e vários pacotes diários. Porem isso me trouxe problemas, fiquei pagando essa viagem de uma semana por quase 1 ano e isto tinha que mudar afinal de contas eu tinha gostado e muito do que vi, vivi e aprendi e queria mais, mas não tinha condições, ou teria que ganhar um salário de patrão ou aprender algo.
No outro ano não viajei pra longe estava duro , no outro fiz outro pacote e mais dividas, mas eu trabalhava em banco e já sabia que esse lance de cartão de crédito, cheque especial e juros era uma grande armadilha, resolvi dar um fim nisso depois da segunda viagem, mas mesmo assim fui viajar, gastei mais do que devia e tinha a sensação de perda, pois passava 25 dos 30 dias em casa, curtir 1 semana de rei era muito pouco eu precisava mais, pensei !
Bom aí comecei a mensurar o custo beneficio das coisas que eu fazia no dia a dia, principalmente as coisas repetidas, como barzinho, danceteria, baladas sem nexo, roupas de marca, incrementos pro meu carro, o próprio carro que eu tinha e pensei, o que era mais importante e legal, eu ter um carro zero e não conhecer a rua de traz de minha casa, eu ter uma roupa de marca e não conhecer gente interessante e nova, eu ir 200 vezes pro mesmo barzinho ou ir conhecer uma praia nova, uma cidade nova, um monumento e cheguei a conclusão que eu tinha que pagar um preço de escolha, ou um ou outro.
No começo foi meio difícil, afinal o materialismo doentio já era gigante nas pessoas a mais de 20 anos atrás e eu estava indo na direção oposta, cheguei a ser indagado por algumas pessoas com frases do tipo, "pow você fica torrando seu dinheiro em viagens e fica com esse lixo de carro!" Mas eu sorri e disse, pois é, ahaha pois eu tinha escolhido ir na direção oposta a maioria, eu estava desafiando o sistema, sabia que ia pagar um preço por ser diferente, mas eu tinha convicção do que eu ia fazer e estava gostando.
Mas só isso era muito pouco ainda, eu tinha de aprender a me organizar, a organizar meu cascalho, tinha que ter planos e métodos, aplicar o dinheiro, investigar o quanto eu ia gastar em cada viagem lá na frente, traçar um valor a ser economizado por mês e não mexer neste, aprender a comprar passagens aéreas bem antes, mais baratas , muito mais, ficar ligeiro com o famoso gasto compulsivo por asneiras, mudar hábitos como um todo.
Uma das coisas que aprendi por ser bancário foi a de como usar as porcarias que o banco queria me dar e dar a todos nós, mas isso de forma positiva e dentre elas era o famoso cartão de crédito, percebi que o cartão de crédito podia me dar prazo, e este prazo deveria ser usado pras minhas economias, pro dinheiro crescer pra mim e não pro banco, nada de fazer parcelamento e sim começar a pagar tudo a vista e ter 2 cartões de crédito e não um. Porque isso? Simples, eu usaria para fazer compras essenciais o cartão que me desse mais prazo pra pagar a fatura a vista dependendo da data limite deste cartão, com o outro a mesma coisa 15 dias após a data do anterior, então em 2 compras do mês eu teria em média até 35 dias pro meu dinheiro render em uma poupança e eu pagaria sempre menos pela compra ao termino destes dias, parece pouco mas não é, no fim de um ano só de fazer isto você paga pelo menos 50 % de sua hospedagem num albergue.Por fim o maldito cheque especial, tinha que exterminar com ele , e assim o fi sempre deixei o limite minimo só como margem de segurança e aprendo que temos de dar o passo do tamanho de nossas pernas, no caso o nosso bolso e isso me ajudou muito, espero que ajude a vocês.
Com isso quando chegava a época de férias eu tinha a viagem paga antes de ir, e por fim descobri o método dos albergues, viagem barata, ai as coisas melhoraram mais ainda.
Depois que fiz minha primeira viagem por albergue vi que a rede estruturada do Turismo cobrava muito caro pra fazer algo que eu podia fazer pra mim mesmo, afinal de contas com isso eu economizaria muito mais e poderia com isso usar essa economia de estar em um albergue e estender o prazo de viagem, ai comecei a viajar nas minhas férias, não 7 dias dias e sim, 15, 20, 25, 30 cheguei a viajar até por 40 dias e pasmem, gastei o que gastava com os pacotes turísticos somente por 7 dias, grande diferença não é mesmo?
Ai com o passar dos anos e o tato do mochilão, aprendi muito mais coisas, aprendi a me virar mesmo, a usar do malandrix, deixar de cair no conto do vigário, aprendi a negociar com pacotes turísticos quando estavámos em grande quantidade de mochileiros, aprendi a desconfiar da primeira proposta, aprendi a pesquisar, a buscar outras alternativas e com isso foi possível sim para eu, um trabalhador normal, daqueles que se acredita que nunca irão viajar de avião um dia, nunca irão sair do seu país, fazer tudo que eu fiz, aprender tudo que eu aprendi, conhecer o meu pais inteiro, adquirir uma cultura gigantesca que é a de estar lá e não em ver em livros, aprendi culturas de outros países com as pessoas que conviveram comigo, depois fui a seus países ver o que eles tinham a me mostrar e hoje estou aqui compartilhando com vocês tudo isto, e detalhe sou igual a vocês, então se eu posso e consigo, você também pode e consegue , é só escolher ou viver escravo do sistema ou escravizar o sistema , você decide. "O mundo não é tão grande quanto parece e você não é tão pequeno quanto imagina."
No capítulo DICAS DESTE MOCHILEIRO, você encontrará mais sobre o que foi dito aqui.
domingo, 1 de abril de 2012
O que é um Albergue ?
No Brasil infelizmente esse termo é associado aos locais públicos que abrigam moradores de rua somente . Tai o motivo pelo qual os jovens e qualquer outra pessoa jovem de mente no Brasil, achar que se trata de uma hospedagem de quinta categoria, por consequencia disto ainda possuir poucos adeptos em relação a outros países da América do Sul como Argentina e Chile e muitos outros países da Europa por exemplo.
Mas está crescendo , após a larga utilização da Internet muitos tabus quanto a este estilo e hospedagem caíram por agua abaixo para muitos brasileiros , e a cada dia mais se sabe que trata-se de uma das melhores formas de se adquirir cultura e se conhecer gente da melhor espécie e níveis.
Eu comecei a viajar pelos Albergues a mais de 15 anos , naquela época não se tinha a propagação das informações como se tem hoje e os tabus eram maiores, porem desde muito tempo, bem antes de minha primeira viagem tal sistema de acomodação já era muito bem concebido.
Entretanto nestes anos todos, mais de 16 anos , me deparei com algo inusitado, cada vez menor. Por muitos e muitos anos, mesmo viajando dentro de meu próprio pais meus amigos e amigas que conquistei dentro dos albergues eram estrangeiros vindos de toda parte do mundo . Pois é estranho isto não ? Me recordo claramente que cheguei a viajar por 3 anos consecutivos , não sei em que época e não apareceu um brasileiro ou brasileira dentro do albergue que eu estive. Isso me incomodava demais , não conseguia entender o porque de nossa juventude estar perdendo uma oportunidade de ouro em conhecer seu país e o mundo ao lado de pessoas mais que especiais, os mochileiros vindos de seus países pra cá.
Mas isto foi melhorando , a cada ano que passava , via mais brasileiros e brasileiras chegando e encorpando o time que eu fazia parte, o dos pioneiros no mochilão no Brasil.Hoje a coisa mudou , graças a Deus ,chegamos a ser 40 % dos hospedes no Brasil e fora já temos um time forte , graças a melhora de nossa economia .
O que é ser alberguista você encontrará em um texto escrito por mim em 2007 que está no post Do Sonho a Realidade, o que posso lhe garantir é que um dos motivos pelos quais resolvi escrever este BLOG que pretendo que vire um livro é este, o de mostrar a vocês o que é ser alberguista, o que é ser mochileiro, o que é um Albergue da Juventude (Hostel International) e quem sabe romper esses paradigmas de que para viajar é necessário ir com uma baita estrutura turística e ter muito dinheiro.
Espero que eu consiga isto , será uma honra pra mim poder compartilhar de cada minutos que vivi, de cada pedacinho de chão que conheci, de cada palavra que ouvi dos outros mochileiros , pois a qualidade e o conhecimento que tive não seria conhecido nem que eu tivesse feito 5 Universidades .
Abaixo segue definição de Albergue no Wikipédia:
Os albergues (padrão utilizado no Brasil) ou pousadas da juventude (nomenclatura comum em Portugal) são meios de hospedagem de baixo-custo em comparação com os meios de hospedagem tradicionais, tais quais pousadas e os hotéis. A maioria das pessoas que frequentam os albergues são geralmente estudantes ou viajantes que querem um meio de hospedagem barato e apenas para passar as noites em um lugar confortável.
Existem diversos albergues ao redor do mundo e muitos fazem colaboração internacional para poder oferecer descontos principalmente aos estudantes universitários que desejam conhecer outros países fazendo uma viagem econômica na maioria das vezes.
Os membros da Federação Internacional de Albergues podem obter descontos ao pernoitar em albergues associados a esta instituição. Os visitantes que levarem os seus próprios lençóis podem muitas vezes pagar um preço ainda mais baixo.
Hostelling International - Albergue da Juventude
A HOSTELLING INTERNATIONAL é a maior rede de hospedagem do mundo, a forma mais prática, divertida, segura e barata de se viajar.
Com cerca de 3,7 milhões de associados, mais de 4 mil albergues em 70 países, 300 mil leitos e 34 milhões de pernoites em todo o mundo, a Hostelling International contribui com US$ 1,5 bilhão por ano para a economia do turismo mundial.
A Hostelling International é uma entidade com normas de convivência, regulamento próprio, padrão internacional de atendimento e controle de qualidade estabelecido em todos os Hostels (Albergues da Juventude) da rede.
Os Hostels – Albergues da Juventude são regidos por cinco premissas básicas: SEGURANÇA,HIGIENE, CONFORTO, HOSPITALIDADE e BOM PREÇO. Esses standards oferecem ao associado uma hospedagem segura e agradável durante sua viagem.
Os Hostels se preparam para atender seu público “plugado” no mundo das informações.
Desde a década de 90 que os Hostels possuem sistemas de reservas, onde o usuário pode fazer sua reserva e sair com a confirmação através do seu computador. Ainda assim, os Hostels procuram deixar uma boa parte de seus leitos para os viajantes “aventureiros”, que chegam aos Hostels sem reserva ou aos que gostam da cidade e pretendam ficar mais do que o tempo planejado.
O QUE SÃO HOSTELS?
O QUE SÃO HOSTELS OU ALBERGUES DA JUVENTUDE
O QUE SÃO HOSTELS?
O QUE SÃO HOSTELS OU ALBERGUES DA JUVENTUDE
Hostel ou albergue da juventude é um meio de hospedagem econômico, descontraído, ideal para quem gosta de viajar e conhecer novas pessoas e culturas diferentes.
Nossos Hostels são credenciados a rede mundial de hospedagem Hostelling International, detentora da marca mundial dos Hostels e responsável pela garantia do padrão internacional. São mais de 4.000 hostels espalhados pelo mundo inteiro e mais de 90 hostels dentro do Brasil.
Os hostels da Hostelling International seguem padrões de qualidade que prezam pelos seguintes itens: hospitalidade, conforto, segurança, limpeza e privacidade.
Filosofia
Nossa filosofia é que jovens de todo o mundo conheçam, através do Hostelling International, países, cidades, culturas e costumes diferentes e aprendam a respeitar as peculiaridades de cada povo e a conviver em sociedade, contribuindo para formação do jovem. Os hostels prezam pelo espírito de amizade, o sentimento de solidariedade e o desejo de viajar. Ser alberguista é sobretudo amar a liberdade, dignificar a convivência humana e o respeito. O sucesso do alberguismo repousa na Missão e na filosofia que estão enraizadas no movimento.
Histórico
COMO SÃO OS HOSTELS:
Recepção
Na recepção dos hostels você encontra todas as informações para tornar a sua viagem ainda melhor: dicas de passeios, transportes, onde comer e badalar,etc.
Área de Convivência
É o lugar onde todos se encontram para bater papo e trocar ideias sobre passeios e viagens. Muitos hostels oferecem também áreas de lazer com piscina, jogos, bares e outros itens.
Cozinha
A maioria dos Hostels oferece cozinha comunitária onde você poderá economizar fazendo seu próprio lanche ou refeição.
Dormitórios Coletivos / Quartos Privativos
Os hostels oferecem quartos coletivos equipados com beliches e armários individuais.
Em vários hostels você encontrará quartos privativos, para casal, família ou grupo de amigos.
Banheiros
Podem ser coletivos separados por sexo (no estilo dos encontrados em academias e clubes) ou podem ser privativos, dentro do próprio quarto.
Valores aproximados da Diária em quartos coletivos, baixa estação*
Brasil – R$ 20,00 a R$ 45,00
Exterior – US$ 15,00 a US$ 50,00
* O valor da diária apresenta variações conforme a estrutura do Hostel e o custo de vida local e pode sofrer alterações de acordo com o período de alta e baixa estação e feriados prolongados.
HISTÓRIA DOS HOSTELS NO MUNDO:
A Hostelling International, marca da rede mundial de Hostels surgiu de uma filosofia de viagem que mistura a descoberta de culturas e pessoas com um turismo econômico e acessível a todas as idades.
Em 26 de agosto de 1909, o professor alemão Richard Schirmann idealizou a criação dos Hostels depois de ser surpreendido por uma tempestade, quando precisou refugiar-se em uma escola com seus alunos. O primeiro Hostel começou a funcionar três anos mais tarde em um castelo em Altena, na Alemanha, monumento histórico restaurado e que funciona até hoje.

No final da década de 20, o alberguismo se difundiu por toda a Europa. Nesta época, houve um verdadeiro crescimento no número de Hostels, que se espalharam por todo continente. Em 1927, foram criados Hostels na Suíça e na Polônia; em 1929, na Holanda; em 1930, na Inglaterra, Noruega e França, e, em 1931, na Irlanda, Bélgica e Escócia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o movimento permaneceu estagnado e muitos Hostels foram destruídos. Em 1945, ao final do conflito, os mesmos começaram a ser restaurados e o movimento passou a ser co nsiderado como uma forma de reintegração da juventude européia.
Só em 1934 o alberguismo chegou ao continente americano, mais especificamente nos Estados Unidos. Quatro anos depois, o Canadá também passou a integrar a rede de Hostels. A Argentina (1956) e o Uruguai (1958) foram os primeiros países sul-americanos a fazer parte do movimento. Ambos, inclusive, trabalharam pela expansão da rede na América e abriram as portas para o ingresso de Chile, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Brasil.
Hostelling International
Hostelling International é o nome da marca de mais de 90 Associações de Albergues da Juventude distribuídas em 90 países, que gerenciam mais de 4.000 hostels. É uma organização sem fins lucrativos, com uma história que acabou de completar 100 anos e que conta com mais de 3 milhões de associados no mundo inteiro, pessoas como você, que gostam de ficar em lugares divertidos e animados, onde é fácil conhecer e fazer amizade com várias pessoas do mundo inteiro.
Missão
"Fomentar a educação de todos os jovens de todas as nações, especialmente os de recursos limitados, estimulando neles um maior conhecimento, afeto e cuidado com a natureza, assim como um conhecimento dos valores culturais das cidades, tanto grandes como pequenas, de todas partes do mundo, e, como meio para alcançá-lo, oferecer albergues ou outra classe de alojamento nos quais não existam distinções de raça, nacionalidade, cor, religião, sexo, classe social nem opiniões políticas, para que possam chegar assim a compreender melhor os seus semelhantes, tanto em seu próprio país, como no estrangeiro."
HISTÓRIA DOS HOSTELS NO BRASIL:
Os Hostels chegaram ao Brasil em 1961, através do casal de educadores cariocas Joaquim e Ione Trotta, que trouxeram a idéia para o país depois de visitarem um albergue na França, em 1956.
O primeiro Hostel brasileiro recebeu o nome de "Residência Ramos" e foi instalado no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Permaneceu aberto de 1965 a 1973. Neste mesmo período, funcionavam no estado de São Paulo dois Hostels, um na Capital e outro em Campos do Jordão, que foram fechados pelo Governo Militar sob a alegação de reunir jovens universitários.
Em 1971, foi fundada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), com sede no Rio de Janeiro, e em 1984 a Associação Paulista de Albergues da Juventude (APAJ), que durante a gestão de Franco Montoro à frente do Governo de São Paulo recebeu apoio significativo, inclusive com a doação de quatro imóveis - um em Campos do Jordão, um em Pindamonhangaba (ambos usados anteriormente por funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão), um imóvel em Ubatuba e uma casa no Parque Estadual do Jaraguá, que foi habitada pelo bandeirante Afonso Sardinha. No início de 1986, João Dória Júnior assumiu a presidência da Embratur e incentivou o trabalho dos Hostels, tornando-os conhecidos em todo o Brasil.
O Brasil possui hoje mais de 90 hostels credenciados pela Federação Brasileira de Albergues da Juventude, que estabelece metas e diretrizes de desenvolvimento para suas afiliadas e mantém contato com as demais federações do mundo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o movimento permaneceu estagnado e muitos Hostels foram destruídos. Em 1945, ao final do conflito, os mesmos começaram a ser restaurados e o movimento passou a ser co nsiderado como uma forma de reintegração da juventude européia.
Só em 1934 o alberguismo chegou ao continente americano, mais especificamente nos Estados Unidos. Quatro anos depois, o Canadá também passou a integrar a rede de Hostels. A Argentina (1956) e o Uruguai (1958) foram os primeiros países sul-americanos a fazer parte do movimento. Ambos, inclusive, trabalharam pela expansão da rede na América e abriram as portas para o ingresso de Chile, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Brasil.
Hostelling International
Hostelling International é o nome da marca de mais de 90 Associações de Albergues da Juventude distribuídas em 90 países, que gerenciam mais de 4.000 hostels. É uma organização sem fins lucrativos, com uma história que acabou de completar 100 anos e que conta com mais de 3 milhões de associados no mundo inteiro, pessoas como você, que gostam de ficar em lugares divertidos e animados, onde é fácil conhecer e fazer amizade com várias pessoas do mundo inteiro.
Missão
"Fomentar a educação de todos os jovens de todas as nações, especialmente os de recursos limitados, estimulando neles um maior conhecimento, afeto e cuidado com a natureza, assim como um conhecimento dos valores culturais das cidades, tanto grandes como pequenas, de todas partes do mundo, e, como meio para alcançá-lo, oferecer albergues ou outra classe de alojamento nos quais não existam distinções de raça, nacionalidade, cor, religião, sexo, classe social nem opiniões políticas, para que possam chegar assim a compreender melhor os seus semelhantes, tanto em seu próprio país, como no estrangeiro."
HISTÓRIA DOS HOSTELS NO BRASIL:
Os Hostels chegaram ao Brasil em 1961, através do casal de educadores cariocas Joaquim e Ione Trotta, que trouxeram a idéia para o país depois de visitarem um albergue na França, em 1956.
O primeiro Hostel brasileiro recebeu o nome de "Residência Ramos" e foi instalado no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Permaneceu aberto de 1965 a 1973. Neste mesmo período, funcionavam no estado de São Paulo dois Hostels, um na Capital e outro em Campos do Jordão, que foram fechados pelo Governo Militar sob a alegação de reunir jovens universitários.
Em 1971, foi fundada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), com sede no Rio de Janeiro, e em 1984 a Associação Paulista de Albergues da Juventude (APAJ), que durante a gestão de Franco Montoro à frente do Governo de São Paulo recebeu apoio significativo, inclusive com a doação de quatro imóveis - um em Campos do Jordão, um em Pindamonhangaba (ambos usados anteriormente por funcionários da Estrada de Ferro Campos do Jordão), um imóvel em Ubatuba e uma casa no Parque Estadual do Jaraguá, que foi habitada pelo bandeirante Afonso Sardinha. No início de 1986, João Dória Júnior assumiu a presidência da Embratur e incentivou o trabalho dos Hostels, tornando-os conhecidos em todo o Brasil.
O Brasil possui hoje mais de 90 hostels credenciados pela Federação Brasileira de Albergues da Juventude, que estabelece metas e diretrizes de desenvolvimento para suas afiliadas e mantém contato com as demais federações do mundo.
Em 1909 na Alemanha o professor Rochard Schirrmann dedicava parte de seu tempo a criar programas de convivência para seus alunos. De atividades pedagógicas passou a organizar grupos com os jovens para realizar pequenas viagens de estudos. Foi assim que o professor Schirrmann descobriu a possibilidade de criar uma alternativa para acomodar os alunos, que não fosse apenas o pernoite em hospedarias.
Assim nasceu o primeiro Albergue da Juventude – HOSTEL, em Altena, Alemanha, no ano de 1912, que funciona até hoje.
Em 1932 foi criada a federação Internacional de Albergues da Juventude - HOSTELLING INTERNATIONAL.
A idéia chegou no Brasil, na década de 60, década da geração “pé na estrada”, do movimento hippie, dos movimentos estudantis do mundo.
Em 1971 o Brasil criou a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude e começou a fazer parte do Movimento Alberguista.
Atualmente a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo, presente nos 5 continentes.
A Hostelling International possibilita que o viajante atravesse fronteiras, amplie horizontes, vença as diferenças culturais se torne um cidadão do mundo e encontre na marca da casa com o pinheiro, a imagem de segurança, credibilidade e convivência com pessoas como você, descontraídas e que querem conhecer o mundo. Essa tendência formou a maior rede de amizades mundial, porque nos Hostels – Albergues da Juventude você pode viajar sozinho que sempre terá com quem compartilhar as paisagens, as fotos, as informações e os diários de viagem. O preço dos pernoites varia de US$ 7 a US$ 35.
Centros de Cultura de Paz
Parceria Mundial com UNESCO:
Em 1º de abril de 2003 foi firmado um “Memorandum” entre a UNESCO e a Hostelling International, tornando os Hostels – Albergues da Juventude “CENTROS DE CULTURA DE PAZ”.
Esse “Memorandum” representa o reconhecimento do quanto a Hostelling International vem contribuindo na formação do ser humano, como uma organização mundial com passado, presente e futuro e comprometida com valores, premissas e fundamentos.
Dia 21 der Setembro é comemorado no mundo inteiro o Dia de Paz da Hostelling International.
Carta Ambiental
Os Hostels – Albergues da Juventude estão comprometidos com a Preservação Ambiental, conforme normas e critérios estabelecidos pela Federação Internacional como: consumo e conservação de recursos, eliminação de resíduos, reciclagem, proteção da natureza e educação ambiental. Para explicação mais detalhada entre em nosso site internacionalwww.hihostels.com.
Na minha viagem pra Ilhéus , tive o prazer de me encontrar com um senhor de aproximadamente 60 anos de idade no Albergue Fazenda Tororomba e ao conversar com este senhor e contar um pouco de minha história até então este se identificou como filho do Sr. Richard e me disse , filho você não tem o direito de guardar esta experiencia toda só pra você, escreva um livro e conte sua história, ele estava com seu mochilão indo pra outra cidade brasileira, não me recordo qual , nem seu nome, estavamos tomando agua de coco e conversando numa praça de Olivença , a conversa foi muito rápida , mais tarde o dono do albergue Fernando me disse que este senhor era quem era mesmo e aí me dei conta com quem eu havia falado e que aquele recado e pedido tinha de ser levado a diante, aqui estou a contar minha história.
Na minha viagem pra Ilhéus , tive o prazer de me encontrar com um senhor de aproximadamente 60 anos de idade no Albergue Fazenda Tororomba e ao conversar com este senhor e contar um pouco de minha história até então este se identificou como filho do Sr. Richard e me disse , filho você não tem o direito de guardar esta experiencia toda só pra você, escreva um livro e conte sua história, ele estava com seu mochilão indo pra outra cidade brasileira, não me recordo qual , nem seu nome, estavamos tomando agua de coco e conversando numa praça de Olivença , a conversa foi muito rápida , mais tarde o dono do albergue Fernando me disse que este senhor era quem era mesmo e aí me dei conta com quem eu havia falado e que aquele recado e pedido tinha de ser levado a diante, aqui estou a contar minha história.
O Regulamento dos Albergues - Hostels.
Pra quem acha que em um albergue você vai fazer o que bem entender pois o cliente sempre tem razão saiba que o negócio é bem mais controlado do que você imagina . Quando você se associa , faz a carteirinha de alberguista , você fica cadastrado em um sistema da federação nacional e internacional, e este cadastro lhe acompanhará por todas as suas viagens , ou seja se você pisar na bola em um dos albergues em questões de comportamento, lisura, etc saiba que seu nome irá parar na lista negra e dificilmente você voltará a se hospedar em outro Hostel (Albergue).
Segue explicações de como funciona retirada do site: www.albergues.com.br
Prezados amigos alberguistas/mochileiros:
A rede brasileira de Albergues da Juventude tem passado por grandes e ótimas transformações, que vocês já devem estar observando.
A primeira é o estreitamento da rede brasileira com a Rede Mundial e a adoção no Brasil do nome internacional HOSTELLING INTERNATIONAL para a rede e o nome HOSTEL para todas as nossas unidades, como é comum em quase todos os outros 4.000 hostels de todo o mundo.
Outras mudanças vêm trazendo novos e excelentes hostels em lugares incríveis em todo o país e a constante melhoria de cada uma das unidades.
Não deixe de se informar sempre das novidades visitando nossos sites na internet.
Você também pode se associar indo diretamente ao Site da sua Associação Estadual.
www.hostel.org.br - Federação Brasileira
www.albergues.com.br - Associação Gaúcha
www.alberguedajuventude.com.br - Associação do Rio de Janeiro
www.eia.com.br/albergue - Associação de Minas Gerais
www.alberguespr.com.br - Associação do Paraná
www.alberguesp.com.br - Associação de São Paulo
www.hihostel.com - Federação Internacional
Como parte dessa dinâmica de crescimento e melhoria estamos também estabelecendo uma POLÍTICA NACIONAL DE RESERVAS para os hostels do Brasil.
Em todo o mundo e em toda rede hoteleira a possibilidade de efetuar reservas com antecedência é fundamental para que se possa programar férias com a certeza e a tranqüilidade de encontrar o lugar e o preço acertados. Essa prática é regulada por pequenas regras básicas para que você possa ter toda a segurança e o hostel ter as garantias asseguradas.
Leia com atenção, essas são as regras oficiais da Hostelling International Brasil, com elas você terá a garantia de respeito que nos transformou na maior rede mundial de hospedagem. Ao se hospedar em qualquer dos nossos hostels você estará aceitando plenamente essas regras bem como o regulamento a seguir; alguns hostels podem oferecer uma ou outra regra mais flexível que são concessões especiais somente daquele hostel mas nenhum pode ter regras mais rígidas ou prazos maiores que estas determinadas pela Federação Nacional.
TERMO DE COMPROMISSO NACIONAL DE RESERVAS
TARIFAS
As tarifas são cotadas em Reais ou quando em moeda estrangeira deverão ser convertidas para Reais ao cambio turismo compra do dia do pagamento.
As tarifas são cotadas em Reais ou quando em moeda estrangeira deverão ser convertidas para Reais ao cambio turismo compra do dia do pagamento.
As tarifas para associados devem ser no mínimo 30% mais baratas que as tarifas para não associados.
As tarifas apresentadas são exclusivamente para os tipos de hospedagem especificada, tarifas para dormitórios coletivos não valem para apartamentos de casal, família, etc.
Só estarão incluídos na tarifa os itens quando claramente especificados, variando para cada estabelecimento: Café da Manhã, roupa de cama, toalhas, etc.
Todos os impostos estão inclusos
Não são cobradas Taxas de Serviços
Confirmação da reserva e/ou alteração se dará exclusivamente através de comprovante pré-pago de depósito bancário ou débito em cartão de crédito (consultar Hostel). Reservas sem o respectivo depósito não são consideradas confirmadas.
As tarifas indicadas nos tarifários, folhetos e/ou publicidade, são válidas para os períodos ali assinalados e podem variar em razão da Alta Temporada ou de algum evento especial, bem como, em razão da variação cambial ou aumentos autorizados pelas entidades competentes.
As tarifas especiais não serão acumuladas a outras promoções ou convênios
As reservas e as diárias começam entre 12:00 e 14:00 do dia e terminam sempre às 12:00 (meio-dia) do dia seguinte. Alguns hostels têm regime de horários diferentes em função de diferenças regionais: Na Ilha Grande, Rio de Janeiro, o ckeck in é as 11:00 da manhã e o check out às 10:00h – em razão dos horários de barca.
Permanências no hostel após as 12:00 (meio dia) são possíveis apenas para associados e estão sujeitas a cobrança de outra diária ou um percentual desta, estabelecido pelo hostel. A possibilidade da permanência após às 12:00h deve ser consultada com antecedência pois está sujeita a disponibilidade de vaga.
FORMA DE PAGAMENTO DAS RESERVAS NOS HOSTELS BRASILEIROS.
No momento da reserva e/ou alteração é necessário tornar conhecida esta política de cancelamento e o pagamento mínimo em:
Melhor Temporada (Março. Abril, Maio, Junho, Agosto, Setembro, Outubro e Dezembro - exceto pacotes especiais) - até 50% do total das diárias reservadas.
Alta Temporada (Janeiro, Fevereiro e Julho - exceto pacotes especiais) - 50% do total das diárias reservadas.
Pacotes Especiais (Reveillon, Carnaval, Semana Santa, etc.) - 100 % do total das diárias reservadas
A reserva e/ou alteração pode ser paga em cartão de crédito (consultar Hostel) ou depósito bancário, em conta corrente a ser designada pelo hotel e o comprovante deverá ser enviado por fax ou e-mail.
O depósito das reservas só poderá ser efetuado dentro do prazo determinado pelo hostel, depósitos após a data estipulada não terão valor e serão devolvidos deduzidas as despesas legais: CPMF, DOC, etc.
O saldo das diárias referentes à reserva e/ou alteração, deverá ser pago na chegada do hóspede ao hostel e as demais despesas que sejam efetuadas durante a hospedagem em acertos intermediários ou ao final da hospedagem, segundo o critério adotado pelo hostel.
Não são cobradas Taxas de Serviços
Confirmação da reserva e/ou alteração se dará exclusivamente através de comprovante pré-pago de depósito bancário ou débito em cartão de crédito (consultar Hostel). Reservas sem o respectivo depósito não são consideradas confirmadas.
As tarifas indicadas nos tarifários, folhetos e/ou publicidade, são válidas para os períodos ali assinalados e podem variar em razão da Alta Temporada ou de algum evento especial, bem como, em razão da variação cambial ou aumentos autorizados pelas entidades competentes.
As tarifas especiais não serão acumuladas a outras promoções ou convênios
As reservas e as diárias começam entre 12:00 e 14:00 do dia e terminam sempre às 12:00 (meio-dia) do dia seguinte. Alguns hostels têm regime de horários diferentes em função de diferenças regionais: Na Ilha Grande, Rio de Janeiro, o ckeck in é as 11:00 da manhã e o check out às 10:00h – em razão dos horários de barca.
Permanências no hostel após as 12:00 (meio dia) são possíveis apenas para associados e estão sujeitas a cobrança de outra diária ou um percentual desta, estabelecido pelo hostel. A possibilidade da permanência após às 12:00h deve ser consultada com antecedência pois está sujeita a disponibilidade de vaga.
FORMA DE PAGAMENTO DAS RESERVAS NOS HOSTELS BRASILEIROS.
No momento da reserva e/ou alteração é necessário tornar conhecida esta política de cancelamento e o pagamento mínimo em:
Melhor Temporada (Março. Abril, Maio, Junho, Agosto, Setembro, Outubro e Dezembro - exceto pacotes especiais) - até 50% do total das diárias reservadas.
Alta Temporada (Janeiro, Fevereiro e Julho - exceto pacotes especiais) - 50% do total das diárias reservadas.
Pacotes Especiais (Reveillon, Carnaval, Semana Santa, etc.) - 100 % do total das diárias reservadas
A reserva e/ou alteração pode ser paga em cartão de crédito (consultar Hostel) ou depósito bancário, em conta corrente a ser designada pelo hotel e o comprovante deverá ser enviado por fax ou e-mail.
O depósito das reservas só poderá ser efetuado dentro do prazo determinado pelo hostel, depósitos após a data estipulada não terão valor e serão devolvidos deduzidas as despesas legais: CPMF, DOC, etc.
O saldo das diárias referentes à reserva e/ou alteração, deverá ser pago na chegada do hóspede ao hostel e as demais despesas que sejam efetuadas durante a hospedagem em acertos intermediários ou ao final da hospedagem, segundo o critério adotado pelo hostel.
As diárias são pagas antecipadamente e só são consideradas efetivas as diárias integralmente pagas até a chegada.
POLÍTICA DE RESERVAS, CANCELAMENTOS E NO-SHOW
Todos os hostels da rede Hostelling International receberão e aceitarão reservas antecipadas de vagas e apartamentos, pelos valores publicados em suas publicidades, condicionado ao pagamento ou depósito de parte ou de todo o valor das diárias reservadas.
Todo e qualquer compromisso de reserva efetuado em hostels da rede Hostelling International no Brasil está sujeitos às condições aqui especificadas e a efetivação de uma reserva implica no reconhecimento e aceitação dessas regras.
As reservas antecipadas são um compromisso entre as partes e seu rompimento por uma delas implicará em multa para o ressarcimento da outra.
As regras e valores de ressarcimento especificados abaixo são válidas para cancelamentos tanto por parte do hostel quanto por parte do hóspede.
Melhor Temporada (Março, Abril, Maio, Junho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro - Exceto Pacotes Especiais de Feriados).
Percentual a ser depositado: 50% do valor total da estadia.
Cancelamento até 96 horas de antecedência - devolução integral do total depositado
Cancelamento de 96 a 48 horas de antecedência - devolução de 50% do total depositado
Cancelamento de menos de 48 horas de antecedência - sem devolução
Alta Temporada (Janeiro, Fevereiro e Julho - exceto Pacotes Especiais de Feriados)
Percentual a ser depositado: 50% do valor total da estadia.
Cancelamento até 15 dias de antecedência - devolução integral do total depositado
Cancelamento de 14 a 8 dias de antecedência - devolução de 50% do total depositado
Cancelamento de menos de 8 dias de antecedência - sem devolução
Pacotes Especiais (Reveillon, Carnaval e Semana Santa e outros especificados com antecedência)
Percentual a ser depositado: 100% do valor total da estadia.
Cancelamento até 30 dias de antecedência - devolução integral do total depositado
Cancelamento de 29 a 15 dias de antecedência - devolução de 50% do total depositado
Cancelamento de menos de 15 dias de antecedência - sem devolução
Só serão aceitos os pedidos de cancelamento de reservas quando feitos por escrito, enviados via fax, ou original assinado, digitalizado e enviado ao endereço de email do hostel ou do reservante.
Após a chegada e ocupação do quarto, em caso de saída antecipada, em qualquer reserva, seja ela de pacote ou não, será cobrado o valor total do período da reserva .
O hóspede sempre poderá providenciar sua substituição por outro passageiro, nas mesmas condições, na mesma data.
NO SHOW – Não comparecimento
No Show é considerado quando o hóspede não chega na data de entrada reservada. Nesse caso a vaga permanecerá disponível por 24h a partir do horário de entrada. Após este período a reserva é cancelada e não há devolução do depósito.
Regulamento Hostelling International - Brasil
Após a chegada e ocupação do quarto, em caso de saída antecipada, em qualquer reserva, seja ela de pacote ou não, será cobrado o valor total do período da reserva .
O hóspede sempre poderá providenciar sua substituição por outro passageiro, nas mesmas condições, na mesma data.
NO SHOW – Não comparecimento
No Show é considerado quando o hóspede não chega na data de entrada reservada. Nesse caso a vaga permanecerá disponível por 24h a partir do horário de entrada. Após este período a reserva é cancelada e não há devolução do depósito.
Regulamento Hostelling International - Brasil
O preenchimento da ficha e o pagamento são efetuados na entrada.
Associados devem obrigatoriamente apresentar sua carteira em dia ao recepcionista.
Não associados pagam tarifa 50% superior aos associados.
Não associados pagam tarifa 50% superior aos associados.
A FBAJ – Federação Brasileira dos Albergues da Juventude estabelece os valores máximos permitidos para cobrança de diárias, de acordo com a classificação dos hostels: Muito Bom, Bom e Turístico.
São permitidos preços especiais para eventos como Reveillon, Carnaval, Natal-Luz, Oktoberfest etc. etc.
Nos eventos especiais, os Hostels poderão disponibilizar 2/3 de seus leitos para venda apenas para pacotes de 3, 5 ou 7 dias, de acordo com a demanda e determinação do Hostel.
A acomodação padrão dos Hostels é em quartos comunitários, separados por sexo.
Nossos hostels possuem também quartos para casal e família, com banheiros privativos e com tarifas diferenciadas.
O hóspede deve manter seus pertences sempre organizados e certificar-se de que o Hostel possui armários para uso individual, com chave ou trinco para cadeados, incluídos na diária.
Coopere na conservação, economia e limpeza das instalações do Hostel; por favor colabore com a economia de energia e água: a natureza agradece e retribui
A entrada é de 12 às 14h e a saída é sempre às 12h (meio dia) – independentemente do horário da chegada
Alguns hostels têm regime de horários diferentes em função de diferenças regionais: na Ilha Grande, Rio de Janeiro, o ckeck in é as 11:00 da manhã e o check out às 10:00h - horários da barca
Os dormitórios são limpos diariamente.
O café da manhã está incluído na diária.
Não é permitido usar saco de dormir sobre a cama, deitar-se sem lençol ou no chão;
Nas cozinhas comunitárias – é favor etiquetar seus pertences e manter a cozinha limpa. Não utilize produtos etiquetados por outros;
Nas lavanderias comunitárias pode-se cobrar uma taxa de utilização
Os hostels cobram taxas pelo uso de equipamentos, como computadores, lavadoras, etc.
Não é permitido fumar, beber, fazer refeições ou receber visitas nos dormitórios. Use as salas, bar, terraço, áreas externas...
É terminantemente proibido portar ou consumir drogas no Hostel;
Em caso de prejuízos ou danos causados a equipamentos do hostel, os mesmo deverão ser pagos imediatamente pelo hóspede.
A acomodação padrão dos Hostels é em quartos comunitários, separados por sexo.
Nossos hostels possuem também quartos para casal e família, com banheiros privativos e com tarifas diferenciadas.
O hóspede deve manter seus pertences sempre organizados e certificar-se de que o Hostel possui armários para uso individual, com chave ou trinco para cadeados, incluídos na diária.
Coopere na conservação, economia e limpeza das instalações do Hostel; por favor colabore com a economia de energia e água: a natureza agradece e retribui
A entrada é de 12 às 14h e a saída é sempre às 12h (meio dia) – independentemente do horário da chegada
Alguns hostels têm regime de horários diferentes em função de diferenças regionais: na Ilha Grande, Rio de Janeiro, o ckeck in é as 11:00 da manhã e o check out às 10:00h - horários da barca
Os dormitórios são limpos diariamente.
O café da manhã está incluído na diária.
Não é permitido usar saco de dormir sobre a cama, deitar-se sem lençol ou no chão;
Nas cozinhas comunitárias – é favor etiquetar seus pertences e manter a cozinha limpa. Não utilize produtos etiquetados por outros;
Nas lavanderias comunitárias pode-se cobrar uma taxa de utilização
Os hostels cobram taxas pelo uso de equipamentos, como computadores, lavadoras, etc.
Não é permitido fumar, beber, fazer refeições ou receber visitas nos dormitórios. Use as salas, bar, terraço, áreas externas...
É terminantemente proibido portar ou consumir drogas no Hostel;
Em caso de prejuízos ou danos causados a equipamentos do hostel, os mesmo deverão ser pagos imediatamente pelo hóspede.
Todo Hostel deve possuir uma ficha de avaliação de seu hostel – para ser preenchida pelo seu hóspede - e todos os sites brasileiros dos Albergues da Juventude, possuem links para Opinião dos alberguistas.
Quais as vantagens de ficar em um Albergue da Juventude - HI
ALIMENTAÇÃO
Cozinhas abertas com todos utensílios para você preparar seus lanches ou excelentes ofertas de refeições rápidas (muitos albergues possuem Bar ou Restaurante).
RECEPÇÃO
Aberta 24 horas por dia. O Albergue da Juventude está esperando você a qualquer hora. Em algumas cidades do exterior horários de chegada e saída devem ser respeitados.
Aberta 24 horas por dia. O Albergue da Juventude está esperando você a qualquer hora. Em algumas cidades do exterior horários de chegada e saída devem ser respeitados.
ROUPA DE CAMA
Traga a sua ou alugue toalhas e lençóis na recepção do albergue por um preço extra. Roupa de cama e café da manhã estão incluídos na maioria dos albergues credenciados a Hostelling International.
Traga a sua ou alugue toalhas e lençóis na recepção do albergue por um preço extra. Roupa de cama e café da manhã estão incluídos na maioria dos albergues credenciados a Hostelling International.
IMPORTANTE
Só se hospedam nos Albergues da Juventude associados em dia com sua Carteira Internacional (válida por um ano).
Só se hospedam nos Albergues da Juventude associados em dia com sua Carteira Internacional (válida por um ano).
DICAS DE VIAGENS - PASSEIOS IMPERDÍVEIS
Na recepção de cada albergue você vai encontrar as melhores dicas de passeios, indormações para compra de passagens, os melhores lugares para compras...
E MAIS
Muitos albergues oferecem traslados do aeroporto ou estações rodoviárias/ferrovias por um custo adicional. Aluguel de bicicletas, sauna e piscina a disposição, dentre outras comodidades, você também encontra em diversos Albergues da Juventude.
AS CARTEIRAS SÃO INDIVIDUAIS
Associam-se todos os maiores de 14 anos. Menores desta idade usufruem dos albergues desde que acompanhados de algum associado responsável.
GRUPOS SÃO BEM VINDOS
Muitos albergues do Brasil e do Exterior possuem acomodações e serviços especiais para grupos. Neste caso, são emitidas as "Carteiras de Grupo" (mínimo de 15 pessoas que viajam junto).
ABRANGÊNCIA
São mais de 5.000 albergues nas principais capitais do mundo, cidades turísitcas, praias famosas, estações de esqui ou paraísos ecológicos. O alberguismo movimenta 5 milhões de associados por ano, 100 mil no Brasil e 30 milhões de pernoites em mais de 4.000 cidades nos cinco continentes.
LOCALIZAÇÃO
Os Albergues da Juventude estão localizados em áreas centrais, de fácil acesso, seja de aeroportos, estações rodoviárias ou ferroviárias. Qualquer "Posto de Informações Turísticas" nos terminais de passageiros podem informar sobre os Albergues da Juventude.
BOM PREÇO
Sempre o melhor preço de hospedagem em qualquer cidade.
SEGURANÇA
Dormitório padrão, com quartos masculinos e femininos. Armários com cadeado para guardar seus pertences. A maioria dos albergues já oferece quartos duplos (casais) e quádruplos (famílias).
quinta-feira, 29 de março de 2012
Do sonho a realidade !
Indice de Viagens
1988 Foz do Iguaçu, Paraguai, Argentina.
1989 Itanhaem, Peruíbe, Juréia, Mongaguá.
1990 Praia Grande- SP, Guarujá, Santos, Atibaia.
1991 Ubatuba, Caraguatatuba.
1992 October Fest( Blumenau, Joinville).
1993 Monte Alto - SP.
1994 Fortaleza. (1 viagem de avião)
1995 Barretos (Festa do Peão).Parati (RJ).
1996 Vitória.(Conheci o Albergue da Juventude).
1997 Natal, Fernando de Noronha, Campina Grande, Fortaleza.
1998 Maceió, Pernambuco (Porto de Galinhas), Salvador, Porto Seguro, Arraial d ajuda.
1999 Não viajei.
2000 Desempregado.
2001 Sem férias.
2002 Minas Gerais (Betim, Tiradentes, São Tomé das Letras, Três Corações, Santa Cruz, São João Del Rey, Congonhas, Mariana e Florianópolis.
2003 São Luis, Barreirinhas (Lençois), Caburé, Piauí, Jericoacoara, Fortaleza.
2004 Olivença,Ilhéus, Itararé, Belém, Ilha de Marajó, Brasília, Ilha Bela, Maresias.
2005 João Pessoa, Recife, Olinda,Porto de Galinhas, Maceió, Sergipe, Salvador, Chapada Diamantina), Morro de SP.
2006 Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Bonito, Serra da Bodoquena), Paraná (Curitiba, Santa Felicidade, Paranaguá, Morretes, Ilha do Mel), Santa Catarina (Todas as praias), Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Torres, Cambara do Sul, Praia Grande)
2007 Arraial d Ajuda, Porto Seguro, Santo André,Trancoso, Caraiva e Rio de Janeiro (Jogos Panamericanos).
2008 Manaus, Mato Grosso(Cuiaba,Jaciara, Nobres) Peru (Lima, Ica, Nasca, Arequipa, Puno,Uros,Cusco ,Pisco, Machu Pichu).
2009 Europa Portugal(Lisboa), Espanha(Madri, Barcelona), Franca(Paris), Inglaterra(Londres) e Itália(Roma).
2010 - Pipa RN, Natal RN, Porto Seguro (Arraial da Ajuda - Visualização das Baleias Jubarte em alto mar)
2011 - Macapá (AP), Santarém (PA) , Alter do Chão (PA) , Buenos Aires (ARG), Ushuaia (ARG), El Calafate (ARG) , El Chatên (ARG), Montevidéo (URU), Colonia Del Sacramento (URU), Florianópolis (SC)
2011 - Chile (Santiago e Deserto do Atacama).
2012 - Porto Seguro, Prado, Caravelas, Alcobaça, Comuruxatiba , Arquipélago de Abrolhos (BA)
2013 - Rio Branco-AC, Senador Guiomar -AC, Capixaba -AC, Epitaciolândia -AC, Brasiléia-AC, Cobija (Bolivia) , Porto Velho -RO.
Mapa de Viagens - América do Sul e Brasil.
Parecia impossível se conhecer um país tão grande, mas eu tinha descoberto uma alternativa barata, agradável e com uma qualidade inimaginável, a do mochilão. Cada viagem parecia uma faculdade e era a faculdade da vida, só proporcionada quando você entende que o que mais fascina o ser humano é o novo e o desconhecido, os anos foram passando e o vício mais agradável que existe tomou conta de mim, assim esse mapa foi se enchendo de pontos coloridos por onde passei e de histórias das mais fascinantes que aqui pretendo compartilhar para com vocês para que se tornem cidadãos do mundo como eu, se assim prefererirem . Sejam bem vindos !

Citações favoritas :
"Pior que não terminar uma viagem é nunca partir."
Amyr Klink
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink
" Passados dois meses de tantas histórias, comecei a pensar no sentido da solidão. Um estado interior que não depende da distância...nem do isolamento; um vazio que invade as pessoas... E que a simples companhia ou presença humana não pode preencher. Solidão foi a única coisa que eu não senti, depois que parti...nunca...em momento algum. Estava, sim, atacado de uma voraz saudade. De tudo e de todos, de coisas e de pessoas que há muito tempo não via. Mas a saudade às vezes faz bem ao coração. Valoriza os sentimentos, acende as esperanças e apaga as distâncias. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudade...mas não estará só!"
Amyr Klink
Ser alberguista é :
Estar talvez fora da realidade de um mundo perdido e desgovernado.
Muitas vezes ou muito próximo de um mundo, com pessoas que sabem o que fazem e aprenderam a grande arte, de viver bem e em harmonia. É estar em contato com pessoas de bem, pessoas de verdade, seres humanos no sentido da palavra, remanescentes de uma espécie, que ainda gatinha para viver em harmonia respeitando a muitas coisas especiais, como crenças, credos, raça e a natureza. É acreditar que não existe de verdade, nada que nos separe e nos diferencie como fronteiras, nacionalidade, nível intelectual, nível financeiro, não a preconceito para o alberguista e se houver esse está no lugar errado. É aprender ou reaprender a ser simples e viver de forma simples, é dar valor para as coisas que tem valor: como amizade, partilha, ajuda, carisma, amor, troca de conhecimentos, interação com a natureza, é ser simplesmente SER HUMANO, algo que esquecemos.
É ter certeza que mesmo se saindo de casa só, sem destino prévio ou estabelecido estará indo ao encontro de muita gente boa como você é, ou até melhor que você em alguns pontos, é claro. É partir para o reino fascinante do desconhecido e do novo que tanto fascina aos homens e ter pessoas treinadas e capacitadas (Resp. pelos Albergues) prontas a lhe guiar pelos caminhos, que o levarão a conhecer lindos locais, lindas culturas, obras primas, feitas pelas mãos do homem e outras concebidas pela própria mãe natureza.
É ter a oportunidade de ser cumprimentado e acolhido como um amigo (a) por alguém você nunca viu, mal fala a sua língua, ou você a dele (a) com simpatia em poucos minutos após sua chegada em um local desconhecido, afinal para o alberguista o que importa é fazer amigos, viver cada momento da melhor forma possível, compartilhando e se auto respeitando. É saber e descobrir que a divisão de países e de mais um monte de baboseiras que inventaram, é nada mais nada menos que, uma grande bobeira que inventaram para os povos do mundo e de seu próprio país perderem a oportunidade de serem amigos, afinal nós sabemos que somos todos iguais e redescobrimos isso em um albergue. É poder ser feliz de novo, por um período de tempo que oscila entre minutos, horas, dias, meses dependendo de sua oportunidade de fazer parte desse resumo de mundo ideal, chamado albergue da juventude, onde seu nome juventude não tem nada a ver com a idade da pessoa e sim com seu estado de espírito.
Bem, ser alberguista é poder como eu, até agora, ter tido o privilégio de conhecer praticamente meu país inteiro, que não é pouco, pois o Brasil na verdade é um continente e com pouco dinheiro, com uma qualidade inigualável, com uma intensidade invejável a muito milionário que viaja por hotéis 5 estrelas, pois, esse talvez tenha mais luxo, porem não tem qualidade humana que se aproxime da que tive. É poder ter a oportunidade de ter viajado mais de 10 anos e poder continuar querendo mais e mais, é poder não só sonhar em ir pra fora de seu país e sim poder ir como já fui pra alguns locais, é descobrir o maior prazer que alguém pode descobrir o de tirar o passaporte de cidadão do mundo.
Obrigado a todos vocês hospedes, donos de albergues, amigos que deixei por todos esses locais, uma salva de palmas a vocês seres maravilhosos e uma referencia ao Sr Rochard Schirrmann que teve o privilégio de criar um resumo de mundo ideal e agradável chamado albergue da juventude ou Hosteling International, muito obrigado ao senhor em especial esteja onde estiver. Alexandre Trindade Lautenschlaeger
Parecia impossível se conhecer um país tão grande, mas eu tinha descoberto uma alternativa barata, agradável e com uma qualidade inimaginável, a do mochilão. Cada viagem parecia uma faculdade e era a faculdade da vida, só proporcionada quando você entende que o que mais fascina o ser humano é o novo e o desconhecido, os anos foram passando e o vício mais agradável que existe tomou conta de mim, assim esse mapa foi se enchendo de pontos coloridos por onde passei e de histórias das mais fascinantes que aqui pretendo compartilhar para com vocês para que se tornem cidadãos do mundo como eu, se assim prefererirem . Sejam bem vindos !
Mapa de Viagens da Europa
O tempo foi se passando e os horizontes aumentando quando que de repente surge a viagem inesperada, em 2 dias sai um mochilão pelo velho continente , sem nenhum planejamento, sem pesquisa, sem referencia e lá estava eu percorrendo o velho continente, algo impensável, mas um sonho , agora realizado.

Citações favoritas :
"Pior que não terminar uma viagem é nunca partir."
Amyr Klink
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink
" Passados dois meses de tantas histórias, comecei a pensar no sentido da solidão. Um estado interior que não depende da distância...nem do isolamento; um vazio que invade as pessoas... E que a simples companhia ou presença humana não pode preencher. Solidão foi a única coisa que eu não senti, depois que parti...nunca...em momento algum. Estava, sim, atacado de uma voraz saudade. De tudo e de todos, de coisas e de pessoas que há muito tempo não via. Mas a saudade às vezes faz bem ao coração. Valoriza os sentimentos, acende as esperanças e apaga as distâncias. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudade...mas não estará só!"
Amyr Klink
Ser alberguista é :
Estar talvez fora da realidade de um mundo perdido e desgovernado.
Muitas vezes ou muito próximo de um mundo, com pessoas que sabem o que fazem e aprenderam a grande arte, de viver bem e em harmonia. É estar em contato com pessoas de bem, pessoas de verdade, seres humanos no sentido da palavra, remanescentes de uma espécie, que ainda gatinha para viver em harmonia respeitando a muitas coisas especiais, como crenças, credos, raça e a natureza. É acreditar que não existe de verdade, nada que nos separe e nos diferencie como fronteiras, nacionalidade, nível intelectual, nível financeiro, não a preconceito para o alberguista e se houver esse está no lugar errado. É aprender ou reaprender a ser simples e viver de forma simples, é dar valor para as coisas que tem valor: como amizade, partilha, ajuda, carisma, amor, troca de conhecimentos, interação com a natureza, é ser simplesmente SER HUMANO, algo que esquecemos.
É ter certeza que mesmo se saindo de casa só, sem destino prévio ou estabelecido estará indo ao encontro de muita gente boa como você é, ou até melhor que você em alguns pontos, é claro. É partir para o reino fascinante do desconhecido e do novo que tanto fascina aos homens e ter pessoas treinadas e capacitadas (Resp. pelos Albergues) prontas a lhe guiar pelos caminhos, que o levarão a conhecer lindos locais, lindas culturas, obras primas, feitas pelas mãos do homem e outras concebidas pela própria mãe natureza.
É ter a oportunidade de ser cumprimentado e acolhido como um amigo (a) por alguém você nunca viu, mal fala a sua língua, ou você a dele (a) com simpatia em poucos minutos após sua chegada em um local desconhecido, afinal para o alberguista o que importa é fazer amigos, viver cada momento da melhor forma possível, compartilhando e se auto respeitando. É saber e descobrir que a divisão de países e de mais um monte de baboseiras que inventaram, é nada mais nada menos que, uma grande bobeira que inventaram para os povos do mundo e de seu próprio país perderem a oportunidade de serem amigos, afinal nós sabemos que somos todos iguais e redescobrimos isso em um albergue. É poder ser feliz de novo, por um período de tempo que oscila entre minutos, horas, dias, meses dependendo de sua oportunidade de fazer parte desse resumo de mundo ideal, chamado albergue da juventude, onde seu nome juventude não tem nada a ver com a idade da pessoa e sim com seu estado de espírito.
Bem, ser alberguista é poder como eu, até agora, ter tido o privilégio de conhecer praticamente meu país inteiro, que não é pouco, pois o Brasil na verdade é um continente e com pouco dinheiro, com uma qualidade inigualável, com uma intensidade invejável a muito milionário que viaja por hotéis 5 estrelas, pois, esse talvez tenha mais luxo, porem não tem qualidade humana que se aproxime da que tive. É poder ter a oportunidade de ter viajado mais de 10 anos e poder continuar querendo mais e mais, é poder não só sonhar em ir pra fora de seu país e sim poder ir como já fui pra alguns locais, é descobrir o maior prazer que alguém pode descobrir o de tirar o passaporte de cidadão do mundo.
Obrigado a todos vocês hospedes, donos de albergues, amigos que deixei por todos esses locais, uma salva de palmas a vocês seres maravilhosos e uma referencia ao Sr Rochard Schirrmann que teve o privilégio de criar um resumo de mundo ideal e agradável chamado albergue da juventude ou Hosteling International, muito obrigado ao senhor em especial esteja onde estiver. Alexandre Trindade Lautenschlaeger
" O mundo não é tão grande quanto parece e você não é tão pequeno quanto imagina ."Alexandre Trindade Lautenschlaeger
quarta-feira, 28 de março de 2012
DICAS DESTE MOCHILEIRO
PERFIL - Este é o principal requisito para você fazer uma viagem de mochilão. Tenha em mente que um mochilão é um tipo de viagem diferente de um pacote turístico, tudo vai depender de você e não de uma companhia de turismo ou de outras pessoas. Você será o responsável pelo seu planejamento, pelos riscos que irá correr e pelos prazeres que terá, por onde deve andar e como deve se comportar até mesmo antes de sua partida.
Caso você seja uma pessoa que tenha dificuldades de se relacionar, de fazer amizades, de conviver em grupo, pense duas vezes antes de fazer um mochilão, caso contrário se dará muito mau. O conforto e o seu EU ficam em segundo plano para um mochileiro, ele busca outras coisas, como a troca de cultura, a liberdade de ir e vir por onde quiser, quando quiser e não está nem aí pra luxo e glamour, nos albergues se tem muito conforto, mas depende do que você está acostumado, se estiver buscando uma banheira de hidro-massagem, um quarto acarpetado com uma gigantesca cama, uma TV de LCD, um telefone ao pé da cama, um frigo bar e outros brincos mais, fique ciente que não terá nada disto.
Alguns Albergues (Hostels) pelo Brasil e pelo mundo podem chegar perto disto, mas são só alguns, todos são limpos, com pessoas treinadas, mas é um ambiente de gente que quer ver gente e não mostrar suas roupas de marca, suas grifes e alimentar seus poderes econômicos.
O seu guia turístíco será sua curiosidade, o atendente do albergue e seus amigos que você fizer por lá, se ficar na sua, calado , introvertido e com cara de poucos amigos você ficará perdido, os outros mochileiros(as) tentarão se aproximar de você te estender a mão, mas se você se fechar vai perder a oportunidade de ter a melhor coisa da viagem, a qualidade humana.
ROTEIRO - Procure fazer seu roteiro sempre mesclado quando for viajar por longos períodos e cidades. Porque isso? porque você sempre estará saindo pra um lugar diferente e motivando-se com o novo, por exemplo: se você fizer um roteiro só por cidades praianas, você ficará enjoado de tantas praias e isso pode lhe cansar, portando mescle lugares, montanha, praia, grande cidade, cidade tranquila, com isso você sempre estará com energia e com bem estar o tempo todo.
PASSAGENS AÉREAS e OUTRAS. Faça a compra sempre com no minimo 3 meses de antecedência, com isso você economizará muito e ficará com uma grana extra pra usufruir da viagem. Utilize de sites com mecanismos de buscas gerais onde você conseguirá o melhor preço e os melhores horários, sempre levando-se em consideração o horário que o faça perder menos tempo no transcorrer dos dias, por exemplo: evite chegar em horários de RUSH nas cidades, evite chegar em horários que tenha perdido o dia todo, metade do dia, etc.. Pense nisto, em viagens com vários voos no final das férias se você não pensar nisto, terá perdido vários dias se deslocando. Outro ponto importante é você tentar fazer uso da noite onde poderá economizar com hospedagens, assim evitadas com a pernoite e nos preços das passagens, normalmente mais baratas durante a noite, enquanto se desloca por trem, avião ou por terra, mas cabe ressaltar que algumas regiões isso deverá ser evitado quando o trânsito por terra por exemplo for perigoso quanto a segurança.
BAGAGEM . Tenha em mente que a sua bagagem será o maior estorvo em sua viagem, quanto maior ela for mais problemas você terá, mais preocupação e mais trabalho . Tenha em mente que numa viagem de mochilão o básico é o melhor, estude o clima do local e baseado nisto escolha o que vai levar. Evite levar roupas extravagantes e que contenham o nome de onde você veio nela, faça a opção por roupas sem marca, que não necessitem de cuidados especiais, leves, que não se amassem, que estas ocupem o menor espaço possível, que sejam práticas , resistentes e não tão queridas pra você caso sua bagagem seja extraviada ou roubada. Quanto aos calçados estes terão de ser confortáveis , de fácil limpeza e leves de preferencia, os calçados costumam ser pesados e ocupar um precioso espaço em sua bagagem portanto leve em consideração isto, normalmente em uma viagem você só fará uso de um deles ou de seu famoso chinelo HAVAINA (o melhor) pois não escorrega, é pequeno e muito bem recebido por todos no mundo todo.Não se esqueça se levar seus óculos escuros e de grau bem como suas lentes de contato, sempre procure levar 2 em caso de alguma deficiência visual pois caso você os quebre ou os perca isso será um grande problema. Lembre-se que você sempre irá comprar alguma coisa e que estas coisas farão parte de sua bagagem e de suas vestimentas , então leve o minimo possível, somente o básico sempre.Quanto as mochilas as mochilas de rodinhas poderão ser um empecilho dependendo do local que você chegar , procure portar uma mochila dupla que tenha rodinhas e alças pois alguns tipos de solo serão motivo de piada para os demais caso você chegue como um executivo por exemplo em uma praia ou cidade com irregularidades no piso.
ESTUDE O CLIMA DA REGIÃO . O mau tempo pode acabar com sua viagem. Faça um plano geral de onde você chegará em cada mês ou dia. Procure se deslocar sempre por terra, na direção sempre oposta de como se movimentam por exemplo as frentes frias, especialmente em países tropicais com grande quantidade de chuvas. Exemplo: No Brasil as frentes frias sobem , do sul para o nordeste, então venha de cima pra baixo. Caso contrário você poderá pegar o mau tempo por todo o seu percurso poís acompanhará a frente fria e as chuvas. Em países com tormentas como Furacôes, Ciclones e Tornados fique atento aos sites meteorológicos e siga as recomendações, o mesmo se passa em regiões co, vulcões , terremotos e posteriormente tsunamis (Siga as recomendações e estude antes de fazer seu roteiro)
CUIDE DE SUA SAÚDE . Pelo menos seis semanas antes de viajar, converse com seu médico, faça um check up e compareça um posto de saúde para se precaver com vacinas e sobre as imunizações que você deve ter. Verifique isto antes em sites e especificações de cada país ou região. E não se esqueça de comprar um seguro de viagem adequado também, alguns países exigem tal documento.
CULTURAS HETEROGÊNEAS. É uma regra de viagens se respeitar a cultura do país que visitamos. Em muitos lugares, será óbvio - vestindo shorts skimpy e camisolas não vai cair bem em igrejas, templos ou mesquitas. Tentando falar até mesmo algumas frases básicas na língua de cada país que você visita também ajuda e muito. Procure sempre observar o que se passa e o comportamento antes de tomar qualquer atitude , observe o comportamento das pessoas, como se portam nos locais e se adapte a estes o mais rápido possível. Evite deixar claro que você é um turista de forma escancarada até se certificar de que o local oferece segurança e liberdade .
Auto controle, se contenha - Por algumas vezes você vai se empolgar em sua aventura e é nessa hora que você poderá colocar em risco sua viagem e você mesmo. Pare e pense: se você não faria isso em casa, não fazê-lo em suas viagens!
SEGURANÇA - Faça seu roteiro de forma com que sua chegada no destino seja preferenciamente durante o dia .É muito mais fácil para se orientar, com isso você observará o que tem em volta , já irá conhecendo a cidade e saberá se comportar mais de acordo. Tudo estará aberto como bancos, agencias de turismo, estações de bilhetes, locais para se alimentar e seu astral estará mais elevado para conseguir elaborar um plano do que irá fazer. Ale disto você irá chegar em um horário em que normalmente os albergues e pousadas estão tranquilos, não incomodará as pessoas que por ventura estejam descansando ou dormindo em quartos coletivos e terá condições de cuidar e guardar sua bagagem e pertences com mais tranquilidade . O mais importante de tudo está no fato de seu transfer quando de sua chegada, cuida para que este seja feito da forma mais rápida e tranquila , o uso de táxi nestes momentos é fundamental pois é a hora em que os golpistas e ladrões preferem lhe atacar dada a sua grande quantidade de bagagem, dinheiro etc.
RESERVAS. Observe sempre qual será o grau de procura na época e localidade que você pretende ir com antecedencia de 6 meses, por exemplo, em regiões de festas tipicas, verão,grandes eventos é quase certo que se você não reservar com grande antecedencia você não conseguirá vaga. Procure sempre solicitar no ato da reserva que o atendente do hostel ou pousada o coloque em uma acomodação que mais se adapte a seu perfil. Por exemplo se você prefere um quarto sem barulho, se você um quarto mais arejado, se prefere um quarto mais agitado, se for em domritórios compartidos busque sempre pedir que o atendente o coloque em algum quarto com algum compatriota de país, alguem de seu próprio estado poís isto irá lhe proporcionar uma melhor aproximação e contato de amizade.
PERGUNTE AOS ESPECIALISTAS . O mundo pode mudar rapidamente, assim se manter informado sobre os países que você pretende visitar. As autoridades nacionais (Ministério das Relações Exteriores, do Departamento de Estado, etc) deve ser capaz de aconselhar sobre quaisquer preocupações especiais de segurança ou restrições, exigências de vistos etc...
DEPOIS POSTAREI MAIS DICAS..................
Dicas da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista da Policia Civil de São Paulo:
Deatur – Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista
Rua Consolação, 247 - loja 08 - Centro – (11) 3257-4475
Outras unidades da DEATUR:
Parque Anhembi - Pavilhão de Exposições do Anhembi –
(11) 2226-0664
Aeroporto de Congonhas –
(11) 5090-9032
Aeroporto de Guarulhos –
(11) 2611-2686
Rua Consolação, 247 - loja 08 - Centro – (11) 3257-4475
Outras unidades da DEATUR:
Parque Anhembi - Pavilhão de Exposições do Anhembi –
(11) 2226-0664
Aeroporto de Congonhas –
(11) 5090-9032
Aeroporto de Guarulhos –
(11) 2611-2686
A DEATUR, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, levantou algumas sugestões para garantir uma estadia mais tranqüila para o visitante na cidade de São Paulo. As dicas são baseadas em um estudo mundial de segurança para turistas.
No aeroportoOs momentos de embarque e desembarque são os mais críticos para um viajante. O cansaço e o excesso de pessoas nos aeroportos provocam desatenção do viajante e vulnerabilidade em relação a furtos. Fique atento nos terminais e siga as seguintes dicas:
• Logo no desembarque, certifique-se de que sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no embarque;
• Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou. Nunca fale com estranhos. Em todos os aeroportos de São Paulo há uma DEATUR, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, com profissionais treinados para ajudar;
• Não se descuide de seus pertences em nenhum momento. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem;
• Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro;
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público;
• Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico, certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado;
• Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas;
• Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido;
• Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi;
• É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop;
• Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela;
• Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.
• Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou. Nunca fale com estranhos. Em todos os aeroportos de São Paulo há uma DEATUR, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, com profissionais treinados para ajudar;
• Não se descuide de seus pertences em nenhum momento. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem;
• Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro;
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público;
• Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico, certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado;
• Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas;
• Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido;
• Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi;
• É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop;
• Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela;
• Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.
No hotelComo é o lugar que o visitante passa mais tempo, ele também necessita de atenção especial. Apesar de haver seguranças e uma parceria com a polícia, o hotel também não está imune de ocorrências. Siga as seguintes sugestões e tenha uma estadia mais tranqüila.
• No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção;
• Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranqüilidade;
• Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa se você precisar se ausentar temporariamente;
• Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles;
• Não traga pessoas estranhas para o hotel;
• No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante;
• Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros. Também não deixe de consultar o receptivo local;
• Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel;
• Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto;
• Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores;
• Nunca aceite ajuda de estranhos. Todos os funcionários dos hotéis da cidade trabalham devidamente identificados e uniformizados. Eles estão capacitados para atender bem e prontamente o turista.
• Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranqüilidade;
• Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa se você precisar se ausentar temporariamente;
• Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles;
• Não traga pessoas estranhas para o hotel;
• No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante;
• Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros. Também não deixe de consultar o receptivo local;
• Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel;
• Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto;
• Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores;
• Nunca aceite ajuda de estranhos. Todos os funcionários dos hotéis da cidade trabalham devidamente identificados e uniformizados. Eles estão capacitados para atender bem e prontamente o turista.
Nos bares e restaurantesDurante a refeição a atenção fica voltada para a mesa. Por isso, é mais um momento em que sua segurança fica vulnerável. Conheça algumas formas de evitar problemas:
• Prefira lugares indicados por conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Informe-se sobre o melhor percurso, melhor horário para uma refeição, tipo de serviço que o restaurante oferece. Também não deixe de consultar o receptivo local;
• Ao chegar no restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem;
• No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide de seus pertences em nenhum momento;
• Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como a carteira e o celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.
• Ao chegar no restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem;
• No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide de seus pertences em nenhum momento;
• Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como a carteira e o celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.
Em áreas públicas ou parques de exposição
Eventos e locais públicos de grande movimento exigem maior atenção do visitante. A grande quantidade de pessoas se deslocando com sacolas e bolsas é um chamariz para furtos. Tomando-se as seguintes medidas, evita-se ao máximo uma ocorrência desagradável:
Eventos e locais públicos de grande movimento exigem maior atenção do visitante. A grande quantidade de pessoas se deslocando com sacolas e bolsas é um chamariz para furtos. Tomando-se as seguintes medidas, evita-se ao máximo uma ocorrência desagradável:
• Evite falar com estranhos, principalmente os insistentes.
• Não deixe seus pertences sem vigilância.
• Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa.
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro.
• Carregue filmadoras ou máquinas fotográficas de maneira discreta.
• Utilize somente transporte cadastrado.
• Em caso de qualquer problema, procure um funcionário devidamente identificado.
• No Parque de Exposições do Anhembi há uma Base Operacional da Delegacia de Atendimento ao Turista, especializada no auxílio aos freqüentadores.
• Não deixe seus pertences sem vigilância.
• Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa.
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro.
• Carregue filmadoras ou máquinas fotográficas de maneira discreta.
• Utilize somente transporte cadastrado.
• Em caso de qualquer problema, procure um funcionário devidamente identificado.
• No Parque de Exposições do Anhembi há uma Base Operacional da Delegacia de Atendimento ao Turista, especializada no auxílio aos freqüentadores.
Endereços de Delegacias Especializadas em Atendimento ao TuristaConheça os locais em que a polícia disponibiliza atendimento especial ao turista, oferecendo informações sobre segurança pública e profissionais qualificados para atender suas necessidades.
• Divisão Policial de Portos, Aeroportos, Atendimento ao Turista e Proteção a Dignitários
Rua São Bento, 380 – 5º - Centro - Tel.: (11) 3107-5642 e 3107-8332
Rua São Bento, 380 – 5º - Centro - Tel.: (11) 3107-5642 e 3107-8332
• 1º Delegacia Especializada de Polícia de Atendimento ao Turista/DEATUR
Rua Consolação, 247 Centro – (11) 3257-4475, 3151-4167
• 2° Delegacia de Polícia do Aeroporto de São Paulo/Congonhas
Av. Washington Luis, s/nº - Tel.: (11) 5090-9032, 5090-9043,5090-9041, 5090-9038
Rua Consolação, 247 Centro – (11) 3257-4475, 3151-4167
• 2° Delegacia de Polícia do Aeroporto de São Paulo/Congonhas
Av. Washington Luis, s/nº - Tel.: (11) 5090-9032, 5090-9043,5090-9041, 5090-9038
• 3º Delegacia de Polícia do Aeroporto Internacional de São Paulo-Cumbica
Rua Dr. João Jamil Zarif, s/nº-Cumbica/Guarulhos - Tel.: (11) 2611-2686.
Rua Dr. João Jamil Zarif, s/nº-Cumbica/Guarulhos - Tel.: (11) 2611-2686.
• 4º Delegacia de Polícia Internacional de Viracopos/Campinas
Tel.: (19) 3225-9854, 3225-5426, e 3725-5412
Tel.: (19) 3225-9854, 3225-5426, e 3725-5412
• 5º Delegacia de Polícia do Porto de Santos
Tel.: (13) 3224-2726
Tel.: (13) 3224-2726
O que fazer quando perder um documento pessoal (cartão de crédito, RG, CPF, Passaporte, etc).
Ao perder os documentos, procure uma DEATUR (Delegacia do Turista) mais próxima ou uma delegacia comum. Faça um boletim de ocorrência, relatando todos os objetos perdidos ou roubados. Os estrangeiros devem procurar o serviço consular de seu país para obter novo passaporte. Ao perder talões de cheques, traveller checks e cartões de crédito, comunique imediatamente a administradora.
Segurança e Emergência Procure sempre ter estes números ao alcance.
• Trânsito - CET – 156
• Corpo de Bombeiros – 193
• Correios (achados e perdidos) 0800 570 0100
• Defesa Civil – 199
• Delegacias especializadas no Atendimento à Mulher – 180
• Detran – 154
• Disque- Denúncia – 181 ou 0800-156315
• Informações DDI 0800 777 1515
• Justiça Eleitoral – 148
• Ouvidoria do Município de São Paulo – 0800 17 5717
• Polícia Civil – 197
• Polícia Militar – 190
• Polícia Rodoviária Federal – 191
• Procon – 151
• SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192
• Turismo Sustentável e Infância – Disque e Denuncie a exploração sexual de crianças e adolescentes - 100
• Telegrama Fonado – 0800-5700100
• Vigilância Sanitária – 150
• Trânsito - CET – 156
• Corpo de Bombeiros – 193
• Correios (achados e perdidos) 0800 570 0100
• Defesa Civil – 199
• Delegacias especializadas no Atendimento à Mulher – 180
• Detran – 154
• Disque- Denúncia – 181 ou 0800-156315
• Informações DDI 0800 777 1515
• Justiça Eleitoral – 148
• Ouvidoria do Município de São Paulo – 0800 17 5717
• Polícia Civil – 197
• Polícia Militar – 190
• Polícia Rodoviária Federal – 191
• Procon – 151
• SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192
• Turismo Sustentável e Infância – Disque e Denuncie a exploração sexual de crianças e adolescentes - 100
• Telegrama Fonado – 0800-5700100
• Vigilância Sanitária – 150
Assinar:
Comentários (Atom)






