OBSERVAÇÃO:

Este Blog está em construção . Os textos ainda não foram corrigidos, terminados, nem houve a edição correta das fotos, aos visitantes minhas desculpas, mas estarei trabalhando nele nos próximos meses com afinco para que tenham um repertório repleto de informações e dicas, obrigado !

quarta-feira, 28 de março de 2012

DICAS DESTE MOCHILEIRO


Meu Banner


PERFIL - Este é o principal requisito para você fazer uma viagem de mochilão. Tenha em mente que um mochilão é um tipo de viagem diferente de um pacote turístico, tudo vai depender de você e não de uma companhia de turismo ou de outras pessoas. Você será o responsável pelo seu planejamento, pelos riscos que irá correr e pelos prazeres que terá, por onde deve andar e como deve se comportar até mesmo antes de sua partida. 


Caso você seja uma pessoa que tenha dificuldades de se relacionar, de fazer amizades, de conviver em grupo, pense duas vezes antes de fazer um mochilão, caso contrário se dará muito mau. O conforto e o seu EU ficam em segundo plano para um mochileiro, ele busca outras coisas, como a troca de cultura, a liberdade de ir e vir por onde quiser, quando quiser e não está nem aí pra luxo e glamour, nos albergues se tem muito conforto, mas depende do que você está acostumado, se estiver buscando uma banheira de hidro-massagem, um quarto acarpetado com uma gigantesca cama, uma TV de LCD, um telefone ao pé da cama, um frigo bar e outros brincos mais, fique ciente que não terá nada disto. 


Alguns Albergues (Hostels) pelo Brasil e pelo mundo podem chegar perto disto, mas são só alguns, todos são limpos, com pessoas treinadas, mas é um ambiente de gente que quer ver gente e não mostrar suas roupas de marca, suas grifes e alimentar seus poderes econômicos. 


O seu guia turístíco será sua curiosidade, o atendente do albergue e seus amigos que você fizer por lá, se ficar na sua, calado , introvertido e com cara de poucos amigos você ficará perdido, os outros mochileiros(as) tentarão se aproximar de você te estender a mão, mas se você se fechar vai perder a oportunidade de ter a melhor coisa da viagem, a qualidade humana.




ROTEIRO - Procure fazer seu roteiro sempre mesclado quando for viajar por longos períodos e cidades. Porque isso? porque você sempre estará saindo pra um lugar diferente e motivando-se com o novo, por exemplo: se você fizer um roteiro só por cidades praianas, você ficará enjoado de tantas praias e isso pode lhe cansar, portando mescle lugares, montanha, praia, grande cidade, cidade tranquila, com isso você sempre estará com energia e com bem estar o tempo todo.


PASSAGENS AÉREAS e OUTRAS. Faça a compra sempre com no minimo 3 meses de antecedência, com isso você economizará muito e ficará com uma grana extra pra usufruir da viagem. Utilize de sites com mecanismos de buscas gerais onde você conseguirá o melhor preço e os melhores horários, sempre levando-se em consideração o horário que o faça perder menos tempo no transcorrer dos dias, por exemplo: evite chegar em horários de RUSH nas cidades, evite chegar em horários que tenha perdido o dia todo, metade do dia, etc.. Pense nisto, em viagens com vários voos no final das férias se você não pensar nisto, terá perdido vários dias se deslocando. Outro ponto importante é você tentar fazer uso da noite onde poderá economizar com hospedagens, assim evitadas com a pernoite e nos preços das passagens, normalmente mais baratas durante a noite, enquanto se desloca por trem, avião ou por terra, mas cabe ressaltar que algumas regiões isso deverá ser evitado quando o trânsito por terra por exemplo for perigoso quanto a segurança.


BAGAGEM . Tenha em mente  que a sua bagagem será o maior estorvo em sua viagem, quanto maior ela for mais problemas você terá, mais preocupação e mais trabalho . Tenha em mente que numa viagem de mochilão o básico é o melhor, estude o clima do local e baseado nisto escolha o que vai levar. Evite levar roupas extravagantes e que contenham o nome de onde você veio nela, faça a opção por roupas sem marca, que não necessitem de cuidados especiais, leves, que não se amassem, que estas ocupem o menor espaço possível, que sejam práticas , resistentes e não tão queridas pra você caso sua bagagem seja extraviada ou roubada. Quanto aos calçados estes terão de ser confortáveis , de fácil limpeza e leves de preferencia, os calçados costumam ser pesados e ocupar um precioso espaço em sua bagagem portanto leve em consideração isto, normalmente em uma viagem você só fará uso de um deles ou de seu famoso chinelo HAVAINA (o melhor) pois não escorrega, é pequeno e muito bem recebido por todos no mundo todo.Não se esqueça se levar seus óculos escuros e de grau bem como suas lentes de contato, sempre procure levar 2 em caso de alguma deficiência visual pois caso você os quebre ou os perca isso será um grande problema. Lembre-se que você sempre irá comprar alguma coisa e que estas coisas farão parte de sua bagagem e de suas vestimentas , então leve o minimo possível, somente o básico sempre.Quanto as mochilas as mochilas de rodinhas poderão ser um empecilho dependendo do local que você chegar , procure portar uma mochila dupla que tenha rodinhas e alças pois alguns tipos de solo serão motivo de piada para os demais caso você chegue como um executivo por exemplo em uma praia ou cidade com irregularidades no piso.


ESTUDE O CLIMA DA REGIÃO . O mau tempo pode acabar com sua viagem. Faça um plano geral de onde você chegará em cada mês ou dia. Procure se deslocar sempre por terra, na direção sempre oposta de como se movimentam por exemplo as frentes frias, especialmente em países tropicais com grande quantidade de chuvas. Exemplo: No Brasil as frentes frias sobem , do sul para o nordeste, então venha de cima pra baixo. Caso contrário você poderá pegar o mau tempo por todo o seu percurso poís acompanhará a frente fria e as chuvas. Em países com tormentas como Furacôes, Ciclones e Tornados fique atento aos sites meteorológicos e siga as recomendações, o mesmo se passa em regiões co, vulcões , terremotos e posteriormente tsunamis (Siga as recomendações e estude antes de fazer seu roteiro)

CUIDE DE SUA SAÚDE . Pelo menos seis semanas antes de viajar, converse com seu médico, faça um check up e compareça  um posto de saúde para se precaver com vacinas e sobre as imunizações que você deve ter. Verifique isto antes em sites e especificações de cada país ou região. E não se esqueça de comprar um seguro de viagem adequado também, alguns países exigem tal documento.

CULTURAS HETEROGÊNEAS. É uma regra de viagens se respeitar a cultura do país que visitamos. Em muitos lugares, será óbvio - vestindo shorts skimpy e camisolas não vai cair bem em igrejas, templos ou mesquitas. Tentando falar até mesmo algumas frases básicas na língua de cada país que você visita também ajuda e muito. Procure sempre observar o que se passa e o comportamento antes de tomar qualquer atitude , observe o comportamento das pessoas, como se portam nos locais e se adapte a estes o mais rápido possível. Evite deixar claro que você é um turista de forma escancarada até se certificar de que o local oferece segurança e liberdade . 
Auto controle, se contenha - Por algumas vezes você vai se empolgar em sua aventura e é nessa hora que você poderá colocar em risco sua viagem e você mesmo. Pare e pense: se você não faria isso em casa, não fazê-lo em suas viagens!

SEGURANÇA  - Faça seu roteiro de forma com que sua chegada no destino seja preferenciamente durante o dia .É muito mais fácil para se orientar, com isso você observará o que tem em volta , já irá conhecendo a cidade e saberá se comportar mais de acordo. Tudo estará aberto como bancos, agencias de turismo, estações de bilhetes, locais para se alimentar e seu astral estará mais elevado para conseguir elaborar um plano do que irá fazer. Ale disto você irá chegar em um horário em que normalmente os albergues e pousadas estão tranquilos, não incomodará as pessoas que por ventura estejam descansando ou dormindo em quartos coletivos e terá condições de cuidar e guardar sua bagagem e pertences com mais tranquilidade . O mais importante de tudo está no fato de seu transfer  quando de sua chegada, cuida para que este seja feito da forma mais rápida e tranquila , o uso de táxi nestes momentos é fundamental pois é a hora em que os golpistas e ladrões preferem lhe atacar dada a sua grande quantidade de bagagem, dinheiro etc.

RESERVAS. Observe sempre qual será o grau de procura na época e localidade que você pretende ir com antecedencia de 6 meses, por exemplo, em regiões de festas tipicas, verão,grandes eventos é quase certo que se você não reservar com grande antecedencia você não conseguirá vaga. Procure sempre solicitar no ato da reserva que o atendente do hostel ou pousada o coloque em uma acomodação que mais se adapte a seu perfil. Por exemplo se você prefere um quarto sem barulho, se você um quarto mais arejado, se prefere um quarto mais agitado, se for em domritórios compartidos busque sempre pedir que o atendente o coloque em algum quarto com algum compatriota de país, alguem de seu próprio estado poís isto irá lhe proporcionar uma melhor aproximação e contato de amizade.

PERGUNTE AOS ESPECIALISTAS . O mundo pode mudar rapidamente, assim se manter informado sobre os países que você pretende visitar. As autoridades nacionais (Ministério das Relações Exteriores, do Departamento de Estado, etc) deve ser capaz de aconselhar sobre quaisquer preocupações especiais de segurança ou restrições, exigências de vistos etc...




DEPOIS POSTAREI MAIS DICAS..................



Dicas da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista da Policia Civil de São Paulo:




Deatur – Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista
Rua Consolação, 247 - loja 08 - Centro – (11) 3257-4475

Outras unidades da DEATUR:
Parque Anhembi - Pavilhão de Exposições do Anhembi – 
(11) 2226-0664
Aeroporto de Congonhas – 
(11) 5090-9032
Aeroporto de Guarulhos –
(11) 2611-2686
A DEATUR, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, levantou algumas sugestões para garantir uma estadia mais tranqüila para o visitante na cidade de São Paulo. As dicas são baseadas em um estudo mundial de segurança para turistas.
No aeroportoOs momentos de embarque e desembarque são os mais críticos para um viajante. O cansaço e o excesso de pessoas nos aeroportos provocam desatenção do viajante e vulnerabilidade em relação a furtos. Fique atento nos terminais e siga as seguintes dicas:
• Logo no desembarque, certifique-se de que sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no embarque;
• Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou. Nunca fale com estranhos. Em todos os aeroportos de São Paulo há uma DEATUR, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, com profissionais treinados para ajudar; 
• Não se descuide de seus pertences em nenhum momento. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem; 
• Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro; 
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público; 
• Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico, certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado; 
• Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas; 
• Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido; 
• Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi;
• É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop; 
• Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela; 
• Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.
No hotelComo é o lugar que o visitante passa mais tempo, ele também necessita de atenção especial. Apesar de haver seguranças e uma parceria com a polícia, o hotel também não está imune de ocorrências. Siga as seguintes sugestões e tenha uma estadia mais tranqüila.
• No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção; 
• Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranqüilidade; 
• Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa se você precisar se ausentar temporariamente; 
• Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles; 
• Não traga pessoas estranhas para o hotel; 
• No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante; 
• Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros. Também não deixe de consultar o receptivo local; 
• Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel; 
• Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto;
• Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores; 
• Nunca aceite ajuda de estranhos. Todos os funcionários dos hotéis da cidade trabalham devidamente identificados e uniformizados. Eles estão capacitados para atender bem e prontamente o turista.
Nos bares e restaurantesDurante a refeição a atenção fica voltada para a mesa. Por isso, é mais um momento em que sua segurança fica vulnerável. Conheça algumas formas de evitar problemas:
• Prefira lugares indicados por conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Informe-se sobre o melhor percurso, melhor horário para uma refeição, tipo de serviço que o restaurante oferece. Também não deixe de consultar o receptivo local; 
• Ao chegar no restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem; 
• No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide de seus pertences em nenhum momento; 
• Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como a carteira e o celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.
Em áreas públicas ou parques de exposição
Eventos e locais públicos de grande movimento exigem maior atenção do visitante. A grande quantidade de pessoas se deslocando com sacolas e bolsas é um chamariz para furtos. Tomando-se as seguintes medidas, evita-se ao máximo uma ocorrência desagradável:
• Evite falar com estranhos, principalmente os insistentes. 
• Não deixe seus pertences sem vigilância. 
• Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa. 
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro. 
• Carregue filmadoras ou máquinas fotográficas de maneira discreta. 
• Utilize somente transporte cadastrado. 
• Em caso de qualquer problema, procure um funcionário devidamente identificado. 
• No Parque de Exposições do Anhembi há uma Base Operacional da Delegacia de Atendimento ao Turista, especializada no auxílio aos freqüentadores.
Endereços de Delegacias Especializadas em Atendimento ao TuristaConheça os locais em que a polícia disponibiliza atendimento especial ao turista, oferecendo informações sobre segurança pública e profissionais qualificados para atender suas necessidades.
• Divisão Policial de Portos, Aeroportos, Atendimento ao Turista e Proteção a Dignitários 
Rua São Bento, 380 – 5º - Centro - Tel.: (11) 3107-5642 e 3107-8332
• 1º Delegacia Especializada de Polícia de Atendimento ao Turista/DEATUR
Rua Consolação, 247 Centro – (11) 3257-4475, 3151-4167

• 2° Delegacia de Polícia do Aeroporto de São Paulo/Congonhas
Av. Washington Luis, s/nº - Tel.: (11) 5090-9032, 5090-9043,5090-9041, 5090-9038
• 3º Delegacia de Polícia do Aeroporto Internacional de São Paulo-Cumbica
Rua Dr. João Jamil Zarif, s/nº-Cumbica/Guarulhos - Tel.: (11) 2611-2686.
• 4º Delegacia de Polícia Internacional de Viracopos/Campinas
Tel.: (19) 3225-9854, 3225-5426, e 3725-5412
• 5º Delegacia de Polícia do Porto de Santos
Tel.: (13) 3224-2726
O que fazer quando perder um documento pessoal (cartão de crédito, RG, CPF, Passaporte, etc).
Ao perder os documentos, procure uma DEATUR (Delegacia do Turista) mais próxima ou uma delegacia comum. Faça um boletim de ocorrência, relatando todos os objetos perdidos ou roubados. Os estrangeiros devem procurar o serviço consular de seu país para obter novo passaporte. Ao perder talões de cheques, traveller checks e cartões de crédito, comunique imediatamente a administradora. 
Segurança e Emergência Procure sempre ter estes números ao alcance. 
• Trânsito - CET – 156
• Corpo de Bombeiros – 193 
• Correios (achados e perdidos) 0800 570 0100 
• Defesa Civil – 199 
• Delegacias especializadas no Atendimento à Mulher – 180 
• Detran – 154
• Disque- Denúncia – 181 ou 0800-156315
• Informações DDI 0800 777 1515
• Justiça Eleitoral – 148 
• Ouvidoria do Município de São Paulo – 0800 17 5717
• Polícia Civil – 197 
• Polícia Militar – 190 
• Polícia Rodoviária Federal – 191 
• Procon – 151 
• SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192 
• Turismo Sustentável e Infância – Disque e Denuncie a exploração sexual de crianças e  adolescentes - 100 
• Telegrama Fonado – 0800-5700100
• Vigilância Sanitária – 150

Amigos da natureza

1988 - A primeira grande viagem.






Tudo começou em 1988, quando fui com meu pai conhecer Foz do Iguassu e a Usina Hodrelétrica de Itaipu. Tinha 18 anos, só conhecia aqui por perto e a praia de Itanhaem, aí fui apresentado para duas maravilhas , uma do homem e outra de Deus. Fiquei maravilhado porém uma frase de meu pai me marcou quando eu disse que Foz era linda demais. Ao chegarmos em Itaipu meu pai disse-me, - filho isso aqui é maravilhoso, porem as Sete Quedas que existiam aqui eram mais bonitas do que as cataratas de Foz do Iguassu.



Aquilo me marcou e daquele instante em diante, percebi que tudo que eu fosse conhecer no meu país e no mundo deveria ser escolhido levando-se em consideração o risco que existia daquele lugar deixar de existir devido a ação do homem e do progresso e assim foi.



Meu pai , grande incentivador de minha vida de mochileiro.