OBSERVAÇÃO:

Este Blog está em construção . Os textos ainda não foram corrigidos, terminados, nem houve a edição correta das fotos, aos visitantes minhas desculpas, mas estarei trabalhando nele nos próximos meses com afinco para que tenham um repertório repleto de informações e dicas, obrigado !

quinta-feira, 29 de março de 2012

Do sonho a realidade !


Indice de Viagens
1988 Foz do Iguaçu, Paraguai, Argentina.
1989 Itanhaem, Peruíbe, Juréia, Mongaguá.
1990 Praia Grande- SP, Guarujá, Santos, Atibaia.
1991 Ubatuba, Caraguatatuba.
1992 October Fest( Blumenau, Joinville).
1993 Monte Alto - SP.
1994 Fortaleza. (1 viagem de avião)
1995 Barretos (Festa do Peão).Parati (RJ).
1996 Vitória.(Conheci o Albergue da Juventude).
1997 Natal, Fernando de Noronha, Campina Grande, Fortaleza.
1998 Maceió, Pernambuco (Porto de Galinhas), Salvador, Porto Seguro, Arraial d ajuda.
1999 Não viajei.
2000 Desempregado.
2001 Sem férias.
2002 Minas Gerais (Betim, Tiradentes, São Tomé das Letras, Três Corações, Santa Cruz, São João Del Rey, Congonhas, Mariana e Florianópolis.
2003 São Luis, Barreirinhas (Lençois), Caburé, Piauí, Jericoacoara, Fortaleza.
2004 Olivença,Ilhéus, Itararé, Belém, Ilha de Marajó, Brasília, Ilha Bela, Maresias.
2005 João Pessoa, Recife, Olinda,Porto de Galinhas, Maceió, Sergipe, Salvador, Chapada Diamantina), Morro de SP.
2006 Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Bonito, Serra da Bodoquena), Paraná (Curitiba, Santa Felicidade, Paranaguá, Morretes, Ilha do Mel), Santa Catarina (Todas as praias), Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Torres, Cambara do Sul, Praia Grande)
2007 Arraial d Ajuda, Porto Seguro, Santo André,Trancoso, Caraiva e Rio de Janeiro (Jogos Panamericanos).
2008 Manaus, Mato Grosso(Cuiaba,Jaciara, Nobres) Peru (Lima, Ica, Nasca, Arequipa, Puno,Uros,Cusco ,Pisco, Machu Pichu).
2009 Europa Portugal(Lisboa), Espanha(Madri, Barcelona), Franca(Paris), Inglaterra(Londres) e Itália(Roma).
2010 - Pipa RN, Natal RN, Porto Seguro (Arraial da Ajuda - Visualização das Baleias Jubarte em alto mar)

2011 - Macapá (AP), Santarém (PA) , Alter do Chão (PA) , Buenos Aires (ARG), Ushuaia (ARG), El Calafate (ARG) , El Chatên (ARG), Montevidéo (URU), Colonia Del Sacramento (URU), Florianópolis (SC) 
2011 - Chile (Santiago e Deserto do Atacama).
2012 - Porto Seguro, Prado, Caravelas, Alcobaça, Comuruxatiba , Arquipélago de Abrolhos (BA)
2013 - Rio Branco-AC, Senador Guiomar -AC, Capixaba -AC, Epitaciolândia -AC, Brasiléia-AC, Cobija (Bolivia) , Porto Velho -RO.

Mapa de Viagens - América do Sul e Brasil.
Parecia impossível se conhecer um país tão grande, mas eu tinha descoberto uma alternativa barata, agradável e com uma qualidade inimaginável, a do mochilão. Cada viagem parecia uma faculdade e era a faculdade da vida, só proporcionada quando você entende que o que mais fascina o ser humano é o novo e o desconhecido, os anos foram passando e o vício mais agradável que existe tomou conta de mim, assim esse mapa foi se enchendo de pontos coloridos por onde passei e de histórias das mais fascinantes que aqui pretendo compartilhar para com vocês para que se tornem cidadãos do mundo como eu, se assim prefererirem . Sejam bem vindos !








Mapa de Viagens da Europa

O tempo foi se passando e os horizontes aumentando quando que de repente surge a viagem inesperada, em 2 dias sai um mochilão pelo velho continente , sem nenhum planejamento, sem pesquisa, sem referencia e lá estava eu percorrendo o velho continente, algo impensável, mas um sonho , agora realizado.



Citações favoritas :

"Pior que não terminar uma viagem é nunca partir."
Amyr Klink

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

" Passados dois meses de tantas histórias, comecei a pensar no sentido da solidão. Um estado interior que não depende da distância...nem do isolamento; um vazio que invade as pessoas... E que a simples companhia ou presença humana não pode preencher. Solidão foi a única coisa que eu não senti, depois que parti...nunca...em momento algum. Estava, sim, atacado de uma voraz saudade. De tudo e de todos, de coisas e de pessoas que há muito tempo não via. Mas a saudade às vezes faz bem ao coração. Valoriza os sentimentos, acende as esperanças e apaga as distâncias. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudade...mas não estará só!"
Amyr Klink

Ser alberguista é :

Estar talvez fora da realidade de um mundo perdido e desgovernado.
Muitas vezes ou muito próximo de um mundo, com pessoas que sabem o que fazem e aprenderam a grande arte, de viver bem e em harmonia. É estar em contato com pessoas de bem, pessoas de verdade, seres humanos no sentido da palavra, remanescentes de uma espécie, que ainda gatinha para viver em harmonia respeitando a muitas coisas especiais, como crenças, credos, raça e a natureza. É acreditar que não existe de verdade, nada que nos separe e nos diferencie como fronteiras, nacionalidade, nível intelectual, nível financeiro, não a preconceito para o alberguista e se houver esse está no lugar errado. É aprender ou reaprender a ser simples e viver de forma simples, é dar valor para as coisas que tem valor: como amizade, partilha, ajuda, carisma, amor, troca de conhecimentos, interação com a natureza, é ser simplesmente SER HUMANO, algo que esquecemos. 
É ter certeza que mesmo se saindo de casa só, sem destino prévio ou estabelecido estará indo ao encontro de muita gente boa como você é, ou até melhor que você em alguns pontos, é claro. É partir para o reino fascinante do desconhecido e do novo que tanto fascina aos homens e ter pessoas treinadas e capacitadas (Resp. pelos Albergues) prontas a lhe guiar pelos caminhos, que o levarão a conhecer lindos locais, lindas culturas, obras primas, feitas pelas mãos do homem e outras concebidas pela própria mãe natureza. 
É ter a oportunidade de ser cumprimentado e acolhido como um amigo (a) por alguém você nunca viu, mal fala a sua língua, ou você a dele (a) com simpatia em poucos minutos após sua chegada em um local desconhecido, afinal para o alberguista o que importa é fazer amigos, viver cada momento da melhor forma possível, compartilhando e se auto respeitando. É saber e descobrir que a divisão de países e de mais um monte de baboseiras que inventaram, é nada mais nada menos que, uma grande bobeira que inventaram para os povos do mundo e de seu próprio país perderem a oportunidade de serem amigos, afinal nós sabemos que somos todos iguais e redescobrimos isso em um albergue. É poder ser feliz de novo, por um período de tempo que oscila entre minutos, horas, dias, meses dependendo de sua oportunidade de fazer parte desse resumo de mundo ideal, chamado albergue da juventude, onde seu nome juventude não tem nada a ver com a idade da pessoa e sim com seu estado de espírito. 
Bem, ser alberguista é poder como eu, até agora, ter tido o privilégio de conhecer praticamente meu país inteiro, que não é pouco, pois o Brasil na verdade é um continente e com pouco dinheiro, com uma qualidade inigualável, com uma intensidade invejável a muito milionário que viaja por hotéis 5 estrelas, pois, esse talvez tenha mais luxo, porem não tem qualidade humana que se aproxime da que tive. É poder ter a oportunidade de ter viajado mais de 10 anos e poder continuar querendo mais e mais, é poder não só sonhar em ir pra fora de seu país e sim poder ir como já fui pra alguns locais, é descobrir o maior prazer que alguém pode descobrir o de tirar o passaporte de cidadão do mundo. 
Obrigado a todos vocês hospedes, donos de albergues, amigos que deixei por todos esses locais, uma salva de palmas a vocês seres maravilhosos e uma referencia ao Sr Rochard Schirrmann que teve o privilégio de criar um resumo de mundo ideal e agradável chamado albergue da juventude ou Hosteling International, muito obrigado ao senhor em especial esteja onde estiver. Alexandre Trindade Lautenschlaeger


" O mundo não é tão grande quanto parece e você não é tão pequeno quanto imagina ."Alexandre Trindade Lautenschlaeger





quarta-feira, 28 de março de 2012

DICAS DESTE MOCHILEIRO


Meu Banner


PERFIL - Este é o principal requisito para você fazer uma viagem de mochilão. Tenha em mente que um mochilão é um tipo de viagem diferente de um pacote turístico, tudo vai depender de você e não de uma companhia de turismo ou de outras pessoas. Você será o responsável pelo seu planejamento, pelos riscos que irá correr e pelos prazeres que terá, por onde deve andar e como deve se comportar até mesmo antes de sua partida. 


Caso você seja uma pessoa que tenha dificuldades de se relacionar, de fazer amizades, de conviver em grupo, pense duas vezes antes de fazer um mochilão, caso contrário se dará muito mau. O conforto e o seu EU ficam em segundo plano para um mochileiro, ele busca outras coisas, como a troca de cultura, a liberdade de ir e vir por onde quiser, quando quiser e não está nem aí pra luxo e glamour, nos albergues se tem muito conforto, mas depende do que você está acostumado, se estiver buscando uma banheira de hidro-massagem, um quarto acarpetado com uma gigantesca cama, uma TV de LCD, um telefone ao pé da cama, um frigo bar e outros brincos mais, fique ciente que não terá nada disto. 


Alguns Albergues (Hostels) pelo Brasil e pelo mundo podem chegar perto disto, mas são só alguns, todos são limpos, com pessoas treinadas, mas é um ambiente de gente que quer ver gente e não mostrar suas roupas de marca, suas grifes e alimentar seus poderes econômicos. 


O seu guia turístíco será sua curiosidade, o atendente do albergue e seus amigos que você fizer por lá, se ficar na sua, calado , introvertido e com cara de poucos amigos você ficará perdido, os outros mochileiros(as) tentarão se aproximar de você te estender a mão, mas se você se fechar vai perder a oportunidade de ter a melhor coisa da viagem, a qualidade humana.




ROTEIRO - Procure fazer seu roteiro sempre mesclado quando for viajar por longos períodos e cidades. Porque isso? porque você sempre estará saindo pra um lugar diferente e motivando-se com o novo, por exemplo: se você fizer um roteiro só por cidades praianas, você ficará enjoado de tantas praias e isso pode lhe cansar, portando mescle lugares, montanha, praia, grande cidade, cidade tranquila, com isso você sempre estará com energia e com bem estar o tempo todo.


PASSAGENS AÉREAS e OUTRAS. Faça a compra sempre com no minimo 3 meses de antecedência, com isso você economizará muito e ficará com uma grana extra pra usufruir da viagem. Utilize de sites com mecanismos de buscas gerais onde você conseguirá o melhor preço e os melhores horários, sempre levando-se em consideração o horário que o faça perder menos tempo no transcorrer dos dias, por exemplo: evite chegar em horários de RUSH nas cidades, evite chegar em horários que tenha perdido o dia todo, metade do dia, etc.. Pense nisto, em viagens com vários voos no final das férias se você não pensar nisto, terá perdido vários dias se deslocando. Outro ponto importante é você tentar fazer uso da noite onde poderá economizar com hospedagens, assim evitadas com a pernoite e nos preços das passagens, normalmente mais baratas durante a noite, enquanto se desloca por trem, avião ou por terra, mas cabe ressaltar que algumas regiões isso deverá ser evitado quando o trânsito por terra por exemplo for perigoso quanto a segurança.


BAGAGEM . Tenha em mente  que a sua bagagem será o maior estorvo em sua viagem, quanto maior ela for mais problemas você terá, mais preocupação e mais trabalho . Tenha em mente que numa viagem de mochilão o básico é o melhor, estude o clima do local e baseado nisto escolha o que vai levar. Evite levar roupas extravagantes e que contenham o nome de onde você veio nela, faça a opção por roupas sem marca, que não necessitem de cuidados especiais, leves, que não se amassem, que estas ocupem o menor espaço possível, que sejam práticas , resistentes e não tão queridas pra você caso sua bagagem seja extraviada ou roubada. Quanto aos calçados estes terão de ser confortáveis , de fácil limpeza e leves de preferencia, os calçados costumam ser pesados e ocupar um precioso espaço em sua bagagem portanto leve em consideração isto, normalmente em uma viagem você só fará uso de um deles ou de seu famoso chinelo HAVAINA (o melhor) pois não escorrega, é pequeno e muito bem recebido por todos no mundo todo.Não se esqueça se levar seus óculos escuros e de grau bem como suas lentes de contato, sempre procure levar 2 em caso de alguma deficiência visual pois caso você os quebre ou os perca isso será um grande problema. Lembre-se que você sempre irá comprar alguma coisa e que estas coisas farão parte de sua bagagem e de suas vestimentas , então leve o minimo possível, somente o básico sempre.Quanto as mochilas as mochilas de rodinhas poderão ser um empecilho dependendo do local que você chegar , procure portar uma mochila dupla que tenha rodinhas e alças pois alguns tipos de solo serão motivo de piada para os demais caso você chegue como um executivo por exemplo em uma praia ou cidade com irregularidades no piso.


ESTUDE O CLIMA DA REGIÃO . O mau tempo pode acabar com sua viagem. Faça um plano geral de onde você chegará em cada mês ou dia. Procure se deslocar sempre por terra, na direção sempre oposta de como se movimentam por exemplo as frentes frias, especialmente em países tropicais com grande quantidade de chuvas. Exemplo: No Brasil as frentes frias sobem , do sul para o nordeste, então venha de cima pra baixo. Caso contrário você poderá pegar o mau tempo por todo o seu percurso poís acompanhará a frente fria e as chuvas. Em países com tormentas como Furacôes, Ciclones e Tornados fique atento aos sites meteorológicos e siga as recomendações, o mesmo se passa em regiões co, vulcões , terremotos e posteriormente tsunamis (Siga as recomendações e estude antes de fazer seu roteiro)

CUIDE DE SUA SAÚDE . Pelo menos seis semanas antes de viajar, converse com seu médico, faça um check up e compareça  um posto de saúde para se precaver com vacinas e sobre as imunizações que você deve ter. Verifique isto antes em sites e especificações de cada país ou região. E não se esqueça de comprar um seguro de viagem adequado também, alguns países exigem tal documento.

CULTURAS HETEROGÊNEAS. É uma regra de viagens se respeitar a cultura do país que visitamos. Em muitos lugares, será óbvio - vestindo shorts skimpy e camisolas não vai cair bem em igrejas, templos ou mesquitas. Tentando falar até mesmo algumas frases básicas na língua de cada país que você visita também ajuda e muito. Procure sempre observar o que se passa e o comportamento antes de tomar qualquer atitude , observe o comportamento das pessoas, como se portam nos locais e se adapte a estes o mais rápido possível. Evite deixar claro que você é um turista de forma escancarada até se certificar de que o local oferece segurança e liberdade . 
Auto controle, se contenha - Por algumas vezes você vai se empolgar em sua aventura e é nessa hora que você poderá colocar em risco sua viagem e você mesmo. Pare e pense: se você não faria isso em casa, não fazê-lo em suas viagens!

SEGURANÇA  - Faça seu roteiro de forma com que sua chegada no destino seja preferenciamente durante o dia .É muito mais fácil para se orientar, com isso você observará o que tem em volta , já irá conhecendo a cidade e saberá se comportar mais de acordo. Tudo estará aberto como bancos, agencias de turismo, estações de bilhetes, locais para se alimentar e seu astral estará mais elevado para conseguir elaborar um plano do que irá fazer. Ale disto você irá chegar em um horário em que normalmente os albergues e pousadas estão tranquilos, não incomodará as pessoas que por ventura estejam descansando ou dormindo em quartos coletivos e terá condições de cuidar e guardar sua bagagem e pertences com mais tranquilidade . O mais importante de tudo está no fato de seu transfer  quando de sua chegada, cuida para que este seja feito da forma mais rápida e tranquila , o uso de táxi nestes momentos é fundamental pois é a hora em que os golpistas e ladrões preferem lhe atacar dada a sua grande quantidade de bagagem, dinheiro etc.

RESERVAS. Observe sempre qual será o grau de procura na época e localidade que você pretende ir com antecedencia de 6 meses, por exemplo, em regiões de festas tipicas, verão,grandes eventos é quase certo que se você não reservar com grande antecedencia você não conseguirá vaga. Procure sempre solicitar no ato da reserva que o atendente do hostel ou pousada o coloque em uma acomodação que mais se adapte a seu perfil. Por exemplo se você prefere um quarto sem barulho, se você um quarto mais arejado, se prefere um quarto mais agitado, se for em domritórios compartidos busque sempre pedir que o atendente o coloque em algum quarto com algum compatriota de país, alguem de seu próprio estado poís isto irá lhe proporcionar uma melhor aproximação e contato de amizade.

PERGUNTE AOS ESPECIALISTAS . O mundo pode mudar rapidamente, assim se manter informado sobre os países que você pretende visitar. As autoridades nacionais (Ministério das Relações Exteriores, do Departamento de Estado, etc) deve ser capaz de aconselhar sobre quaisquer preocupações especiais de segurança ou restrições, exigências de vistos etc...




DEPOIS POSTAREI MAIS DICAS..................



Dicas da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista da Policia Civil de São Paulo:




Deatur – Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista
Rua Consolação, 247 - loja 08 - Centro – (11) 3257-4475

Outras unidades da DEATUR:
Parque Anhembi - Pavilhão de Exposições do Anhembi – 
(11) 2226-0664
Aeroporto de Congonhas – 
(11) 5090-9032
Aeroporto de Guarulhos –
(11) 2611-2686
A DEATUR, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, levantou algumas sugestões para garantir uma estadia mais tranqüila para o visitante na cidade de São Paulo. As dicas são baseadas em um estudo mundial de segurança para turistas.
No aeroportoOs momentos de embarque e desembarque são os mais críticos para um viajante. O cansaço e o excesso de pessoas nos aeroportos provocam desatenção do viajante e vulnerabilidade em relação a furtos. Fique atento nos terminais e siga as seguintes dicas:
• Logo no desembarque, certifique-se de que sua bagagem encontra-se fechada exatamente como estava no embarque;
• Para pedir informações ou auxílio, procure sempre um policial devidamente identificado ou um funcionário da empresa pela qual viajou. Nunca fale com estranhos. Em todos os aeroportos de São Paulo há uma DEATUR, Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, com profissionais treinados para ajudar; 
• Não se descuide de seus pertences em nenhum momento. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem; 
• Não abra a bagagem em público, principalmente se no interior houver equipamentos eletrônicos e dinheiro; 
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro em público; 
• Se necessitar utilizar o serviço de caixa eletrônico, certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. No caso de pane no equipamento, solicite o auxílio de algum funcionário devidamente identificado; 
• Não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas; 
• Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Mesmo que ela insista que sozinho você irá mais rápido; 
• Ao utilizar serviços de táxi ou carros alugados, prefira profissionais e empresas cadastradas. Ao entrar no veículo, solicite que todos os seus pertences sejam colocados no porta-malas. Em caso de negativa, procure outro táxi;
• É importante guardar sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop; 
• Ao utilizar o telefone celular dentro do táxi, faça-o de modo que o aparelho fique do lado oposto ao da janela; 
• Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo.
No hotelComo é o lugar que o visitante passa mais tempo, ele também necessita de atenção especial. Apesar de haver seguranças e uma parceria com a polícia, o hotel também não está imune de ocorrências. Siga as seguintes sugestões e tenha uma estadia mais tranqüila.
• No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção; 
• Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranqüilidade; 
• Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa se você precisar se ausentar temporariamente; 
• Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles; 
• Não traga pessoas estranhas para o hotel; 
• No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante; 
• Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros. Também não deixe de consultar o receptivo local; 
• Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel; 
• Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto;
• Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores; 
• Nunca aceite ajuda de estranhos. Todos os funcionários dos hotéis da cidade trabalham devidamente identificados e uniformizados. Eles estão capacitados para atender bem e prontamente o turista.
Nos bares e restaurantesDurante a refeição a atenção fica voltada para a mesa. Por isso, é mais um momento em que sua segurança fica vulnerável. Conheça algumas formas de evitar problemas:
• Prefira lugares indicados por conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Informe-se sobre o melhor percurso, melhor horário para uma refeição, tipo de serviço que o restaurante oferece. Também não deixe de consultar o receptivo local; 
• Ao chegar no restaurante, solicite que sua mala ou bagagem seja guardada. Feche-a com cadeado ou lacre no caso de haver objetos de valor ou dinheiro. Ao recebê-la de volta, confira se tudo está em ordem; 
• No caso do restaurante não possuir local adequado para guardar seus pertences, não descuide de seus pertences em nenhum momento; 
• Evite deixar objetos de valor sobre a mesa, como a carteira e o celular, principalmente ao se ausentar temporariamente.
Em áreas públicas ou parques de exposição
Eventos e locais públicos de grande movimento exigem maior atenção do visitante. A grande quantidade de pessoas se deslocando com sacolas e bolsas é um chamariz para furtos. Tomando-se as seguintes medidas, evita-se ao máximo uma ocorrência desagradável:
• Evite falar com estranhos, principalmente os insistentes. 
• Não deixe seus pertences sem vigilância. 
• Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa. 
• Não manuseie grandes quantias de dinheiro. 
• Carregue filmadoras ou máquinas fotográficas de maneira discreta. 
• Utilize somente transporte cadastrado. 
• Em caso de qualquer problema, procure um funcionário devidamente identificado. 
• No Parque de Exposições do Anhembi há uma Base Operacional da Delegacia de Atendimento ao Turista, especializada no auxílio aos freqüentadores.
Endereços de Delegacias Especializadas em Atendimento ao TuristaConheça os locais em que a polícia disponibiliza atendimento especial ao turista, oferecendo informações sobre segurança pública e profissionais qualificados para atender suas necessidades.
• Divisão Policial de Portos, Aeroportos, Atendimento ao Turista e Proteção a Dignitários 
Rua São Bento, 380 – 5º - Centro - Tel.: (11) 3107-5642 e 3107-8332
• 1º Delegacia Especializada de Polícia de Atendimento ao Turista/DEATUR
Rua Consolação, 247 Centro – (11) 3257-4475, 3151-4167

• 2° Delegacia de Polícia do Aeroporto de São Paulo/Congonhas
Av. Washington Luis, s/nº - Tel.: (11) 5090-9032, 5090-9043,5090-9041, 5090-9038
• 3º Delegacia de Polícia do Aeroporto Internacional de São Paulo-Cumbica
Rua Dr. João Jamil Zarif, s/nº-Cumbica/Guarulhos - Tel.: (11) 2611-2686.
• 4º Delegacia de Polícia Internacional de Viracopos/Campinas
Tel.: (19) 3225-9854, 3225-5426, e 3725-5412
• 5º Delegacia de Polícia do Porto de Santos
Tel.: (13) 3224-2726
O que fazer quando perder um documento pessoal (cartão de crédito, RG, CPF, Passaporte, etc).
Ao perder os documentos, procure uma DEATUR (Delegacia do Turista) mais próxima ou uma delegacia comum. Faça um boletim de ocorrência, relatando todos os objetos perdidos ou roubados. Os estrangeiros devem procurar o serviço consular de seu país para obter novo passaporte. Ao perder talões de cheques, traveller checks e cartões de crédito, comunique imediatamente a administradora. 
Segurança e Emergência Procure sempre ter estes números ao alcance. 
• Trânsito - CET – 156
• Corpo de Bombeiros – 193 
• Correios (achados e perdidos) 0800 570 0100 
• Defesa Civil – 199 
• Delegacias especializadas no Atendimento à Mulher – 180 
• Detran – 154
• Disque- Denúncia – 181 ou 0800-156315
• Informações DDI 0800 777 1515
• Justiça Eleitoral – 148 
• Ouvidoria do Município de São Paulo – 0800 17 5717
• Polícia Civil – 197 
• Polícia Militar – 190 
• Polícia Rodoviária Federal – 191 
• Procon – 151 
• SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192 
• Turismo Sustentável e Infância – Disque e Denuncie a exploração sexual de crianças e  adolescentes - 100 
• Telegrama Fonado – 0800-5700100
• Vigilância Sanitária – 150

Amigos da natureza

1988 - A primeira grande viagem.






Tudo começou em 1988, quando fui com meu pai conhecer Foz do Iguassu e a Usina Hodrelétrica de Itaipu. Tinha 18 anos, só conhecia aqui por perto e a praia de Itanhaem, aí fui apresentado para duas maravilhas , uma do homem e outra de Deus. Fiquei maravilhado porém uma frase de meu pai me marcou quando eu disse que Foz era linda demais. Ao chegarmos em Itaipu meu pai disse-me, - filho isso aqui é maravilhoso, porem as Sete Quedas que existiam aqui eram mais bonitas do que as cataratas de Foz do Iguassu.



Aquilo me marcou e daquele instante em diante, percebi que tudo que eu fosse conhecer no meu país e no mundo deveria ser escolhido levando-se em consideração o risco que existia daquele lugar deixar de existir devido a ação do homem e do progresso e assim foi.



Meu pai , grande incentivador de minha vida de mochileiro.

terça-feira, 27 de março de 2012

1992 - October Fest (Blumenau - SC)

Pavilhão da Brahma


Galera em Blumenau


Essa turma era fantástica, tudo começou com meu amigo Abimael que ficou sabendo de uma excursão que sairia lá do Centro da cidade, trabalhávamos no Bradesco, em 2 dias fechamos o pacote, arrumamos as malas e lá fomos nós, não conhecíamos ninguém, porem a turma toda era diversificada, eram grupos de 2, 3 pessoas, amigas e amigos que nunca tinham se visto, mas em meia hora dentro do ônibus parecia que nos conhecíamos há muito tempo, muita cerveja, brincadeiras, rebeliões rs Em Registro já estavamos chapados, foram horas de viagem, ninguém dormiu, criamos a turma do fundão que se chamava Pavilhão Nove, quando as coisas começavam a ficar calmas no ônibus e alguém dormia era acordado a travesseiradas , e não podia reclamar, aí que reclamasse, hehe ,turminha da pesada.
Ao chegarmos a Blumenau a beleza do lugar nos contagiava, povo educado, pessoas de bem com a vida pra todo lado, em todo canto uma banda tocava o ritimo Alemão que animava muito, é muito bom de dançar e sempre atrai mais um chopp, e que chopp, qualidade e sabor únicos. Dormíamos muito pouco embalados a um ritimo que envolve até o mais quieto e tímido, ficamos hospedados em Pomerode, a cidade era linda, depois ficamos sabendo que é a cidade mais Alemã do Brasil.
Depois do segundo dia eu e o Abimael resolvemos ficar na festa da cidade, pois tínhamos duas princesas nos enfeitiçando e assim ficamos, abrimos mão da excursão e quer saber, foi à melhor coisa que fizemos, o povo nos acolheu como se fossemos seus filhos, dancei muito, eu me arranjei com a Márcia, uma princesa de olhos azuis que me fez apesar de muito jovem, pensar pela primeira vez em não voltar mais pra casa, quanto ao Abimael eu não sei, não lembro, ele ficou na festa.
No último dia voltamos para os pavilhões e nossos corpos pareciam se enganar, não sabia mais o que era sangue, água ou cerveja, meu Deus, tomei 15 litros de chopp nestes 4 dias e a volta foi entre um Engove e outro, mais uma cervejinha e várias amizades feitas, inesquecíveis, queria que esses dias voltassem quem sabe um dia.

segunda-feira, 26 de março de 2012

1993 - Monte Alto (SP)

Essa viagem foi muito legal, era a primeira viagem que faríamos por uma longa distância e a primeira vez que iríamos conhecer um sitio de verdade, uma cidade de interior de verdade, bem afastada da capital, saímos todos empolgados e loucos para conhecer o que nosso querido amigo Dago sempre nos contava a anos, pois ele tinha familiares lá e ia com frequência, desta vez nos arrastando junto.
Bom a viagem foi longa e agradável, paramos em vários locais, dirigimos com cuidado e tudo correu bem. Chegamos a noite no sitio e fomos recebidos pelos parentes do nosso colega como se fossemos reis, nos deram o que comer, nossas camas estavam arrumadas e fomos dormir cedo pois a vida do interior era diferente, as 21 horas todos já estavam na cama.
Pela manha seguinte as 06 horas fomos despertados por uma orquestra de galos a cantar sem parar, estes sendo ouvidos de grandes distâncias e de outras fazendas, algo novo e formidável.
Tomamos um belo café da manha e pela primeira vez tomei leite diretamente da fonte, isso mesmo direto da ordenha da vaca no xícara, quentinho no copo, aquilo pra mim foi demais , nunca tinha tomado leite de verdade, era essa a impressão que eu tive.
Durante a manha fizemos de tudo um pouco, colhemos frutas, andamos pela fazenda, atravessamos riachos, andamos de trator, aprendemos tudo o que acontecia e assim foi passando o dia, até caldo de cana fizemos e bastante pra tomar a vontade, tudo era maravilhoso e novo, principalmente o almoço e a janta, eita comidinha boa, tudo fresco e feito na hora, bolo, etc, ave maria, me da fome só de lembrar.
Nos 2 primeiros dias ficamos só na fazenda e sem sairmos a noite, a cidade ficava longe , mas passeávamos com os Tios do Dago até outros locais, dentre eles conhecemos um alambique gigante próximo a fazenda e provamos da melhor pinga que eu já tinha provado, muito bom.
No segundo dia fomos a um rio e passamos o dia la nadando e se divertindo muito, era a natureza a nosso dispor, a simpatia do povo interiorano e uma vontade de aproveitar cada pedacinho de novidade que nos aparecia.

Voltamos a ser crianças, alias nunca deveríamos ter deixado de ser.


Alem de subir em árvores, e ficar vivendo num belo sitio por uma semana, jogamos bocha.


Andamos por ruas de terra onde a tranquilidade e a receptividade do povo interiorana nos fascinava.

Jogamos bolinha de gude , em um espaço de terra significativo.
Encantamos esse menino sentado observando, nunca tinha visto crianças tão grandes fazendo aquilo, e fizemos com gosto. Hoje ele já deve ter uns 26, 27 anos , vai gostar de ler esse trecho.

Incrível, éramos 4 marmanjos agindo como crianças o tempo todo, mas o sábado chegou e a noite saímos para uma danceteria, eramos Darks, vestíamos roupas que chamavam a atenção, dançávamos o som Punk Dark , porem lá no interior essa moda ainda parecia estar chegando , aí que o DJ da danceteria num ato de boas vindas nos anunciou no alto falante e colocou algumas músicas para que exibíssemos nosso estilo, e lá demos um show, ao som de Plebe Rude, The Cure, Dead Kennedys, Garotos Podres, deixamos as meninas pensando que éramos artistas, até parece, mas era essa a impressão poís eramos diferentes , porem os moços enfurecidos, era incrível parecíamos artistas mesmo, as meninas estavam literalmente nos paquerando em grupo, hehe, me senti importante,quem me dera sentir algo assim por aqui em sampa, qdo que de repente um de nós , acho que foi o Dago (In memorian) , o que está ao fundo sem camiseta sentado com seu avo, este tomou um belo de um ponta apé, depois foi o José (o de camiseta amarela acima) depois o Bazul de camiseta azul e por fim eu , começamos a apanhar de uns 50 caras enfurecidos, por nada, só porque chamamos a atenção de suas deusas interioranas acima da conta, tivemos que sair correndo como loucos lá de dentro e corremos km com carros e motos nos seguindo, a sorte era que éramos bons de perna, hehe, nos 2 próximos dias ficamos trancados no sitio até a família do Dago garantir que poderíamos andar pela cidade livremente, porem com uma condição, com trajes normais, pois era a condição estabelecida pelos cowboys donos da cidade, hehe.
Esse episódio me ensinou bem jovem que quando chegamos em uma cidade precisamos entender suas regras antes de qualquer coisa e agir conforme elas sejam regidas, foi bem valioso esse mandamento para o restante de minhas jornadas.



domingo, 25 de março de 2012

1994 - Minha primeira viagem de avião - Fortaleza (CE)





Esse cara aí é o Flavião o responável por eu ter iniciado em minhas veias a febre pelo desconhecido, pelo fascinate mundo das viagens.



Esse aí sou eu com essa cara de poucos amigos sem ter dormidopor aniedade e medo, literalmente tremendo dos pés a cabeça momentos antes de entrar nesse avião que me faria sentir o prazer de ter a primeira viagem de avião de minha vida.

Bom essa viagem foi maravilhosa, foi de pacote da Soletur, nem existe mais, estava eu e o Flaviào num bela noite conversando em sua casa quando que ao abrir um jornal na parte de turismo eis que vem a proposta, vamos pra Fortaleza, perguntou o Flavião, eu ganhava bem mau, mas tinha minhas economias, disse, mas quanto custa e como faz, ele pegou o telefone ligou pra agencia e foi fechando tudo sem me dar alternativa. Bom ficava 3 vezes meu salário e pensei ahh eu vou, voltei pra casa, avisei meus pais que me olharam cm ar de espanto, mas nada disseram, aí no dia seguinte fomos pegar os Vouchers e na manha do outro dia estávamos no aeroporto.
Nossa para mim foi tudo muito fantástico, Fortaleza ainda era uma cidade bem vazia, gostosa, a sua beleza era para meus olhos algo indescritível, a cor do mar, as dunas, as praias de Cumbuco, do Futuro, a receptividade do povo cearense, a sua comida, suas baladas no Pirata, Sitio do Caranguejo, Subindo ao Céu, os forrós que eu detestava me contaminaram.Me contaminaram tanto que ao retornar de uma balada dirigindo um bugre alugado com umas 10 pessoas amontoadas sobre ele acabei quase estragando meu passeio dando uma bela pancada com o bugre em uma mureta,rs.
Passei a noite preocupado e sem dormir pensando no dano que poderia ter causado ao Bugre que começou a puxar sua direção pra direita. Bom as 06 da manha ja tinha tomado café e sai em busca de um mecanico caminhando pelas proximidades do hotel e achei uma oficina, voltei peguei o Bugre e pasmem após desmontar a suspensao toda , desamassar a barra de direção e mosntar tudo de novo, alinhar o senhor me da o preço de R$15,00 .Quase caí de costas, acabei pagando R$30,00 e este senhor muito feliz não parava de me agradecer pela gorjeta. Aprendi que fora de SP ainda existia gente honesta e que tambem em cada região do Brasil a moeda tinha um valor diferenciado.
Ale estava eu o Flavião e um camarada perdido no nosso passeio de Bugre.
Comi pela primeira vez lagosta e como é bom, fiquei hospedado pela primeira vez num hotel 4 estrelas e como foi maravilhoso, gastei mais do que deveria , mas vivi como se deveria, fizemos em 7 dias vários passeios, nunca tinha visto lugares tão lindos, praias maravilhosas, pessoas carismáticas e atenciosas diferentes das que eu estava acostumado a conviver por aqui em São Paulo, comecei a entender que apesar de falarmos a mesma lingua possuiamos um povo com caracteristicas distintas em cada região.
Minha primeira foto em alguma praia fora do Estado de São Paulo.
Era época de Copa do mundo e assistimos alguns jogos acho que 2 do Brasil e no dia da semifinal com a Holanda estaríamos dentro do avião voltando.
Bem entramos no avião receosos que poderíamos chegar a SP com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo, no meio do vôo o sistema de radio foi ligado e jogado pra dentro dos auto falantes do avião pelo comandante e começamos a acompanhar os últimos 25 minutos do segundo tempo, após a Holanda fazer os seus gols o desanimo tomou conta de todos no avião quando que de repente fizemos tremer o avião quando o Branco de falta num golaço nos classificou para a final. Ao sobrevoarmos Salvador o comandante virava o avião de um lado para o outro para nós vermos os fogos que subiam na noite da bela cidade.
Depois desta viagem percebi que tinha que conhecer o meu país, o mundo, mas teria de batalhar para ter muita grana,teria de trabalhar duro, foi o inicio desta paixão por viajar e conhecer o novo, o desconhecido, o belo, inicio-se uma vontade com a impressão de que de não iria conseguir poís sabia que o meu país era gigantesco e a velocidade das minhas conquistas teria de ser compatível com a grandiosidade do BRASIL e do MUNDO.

sábado, 24 de março de 2012

1995 - Na festa do Peão de Barretos

Na entrada para a festa Xan, Marquinhos (Gudu) e eu, tirando a foto Mauricião.


Se eu falar que eu toquei é mentira , mas que saiu um som , saiu hehe !



Eu, Mauricião e Xan, bem que agente leva jeito pra ser peão né , mas não sei se peão de boiadeiro, rs


Xan e eu , velho companheiro de baladas , anos e anos de amizade.


Essa viagem já começou legal pelo grupo, amigos de verdade mesmo, dificilmente se unem para fazer uma viagem, e desta vez lá estávamos eu, Xan, Marquinhos e Mauricio, combinamos arrumamos nossos Chapéus e pé na estrada, foram 500 km ao som de New Order, várias paradas em postos rodoviários, brincadeiras de sinais com vários motoristas de caminhão durante a noite, faz parte da vida dos viajeiros, era seta pra lá, pra cá, 2 toques na buzina, mas tudo com prudência e respeito às leis de trânsito, quando de repente estávamos chegando a Barretos. A cidade fervia, não tínhamos lugar pra ficar, tudo lotado, dai entre uma informação e outra achamos uma casa pra alugar, baratinho, tinha uns colchões no chão, um belo quintal, tudo limpo , um chuveiro e era o que precisávamos, estávamos hospedados.
Dormimos a tarde, e a noite lá estávamos na famosa festa do peão, muito bacana, o visual e o clima nos transferiam pra um filme de faroeste, muita gente bonita, mulheres elegantes ao melhor estilo country desfilavam pra todo lado, muita loja, muitos chapéus, fivelas, botinas das mais variadas, coisas de qualidade, e a culinária caipira, minha nossa ! a cada quiosque um cheirinho melhor que o outro, a fome apertou e podemos comer um belo feijão tropeiro como nunca havíamos visto, coisas do interior.
Após fazermos nossas compras, comermos e após muita paquera, decidimos que era à hora de entrar na arena poís o show ia começar, no dia que entramos vimos à prova do tambor e a decisão sobre touro, a final e como fechamento do ultimo dia de Barretos, show com OS AMIGOS ainda completos. Na verdade desde aquela época ja achavamos errado se judiar dos animais em beneficio de um espetáculo, nossa idéia e intenção de estar lá era pra conhecer a cidade, o evento, ver o show e paquerar muito. No dia seguinte fomos pra Ribeirão Preto tomar um chopp no pingüim e que chopp, o fim de semana estava acabando e tínhamos que voltar pra conseguir dormir um pouco antes da segunda de trabalho, valeu a pena, tivemos o privilégio de ver a maior festa sertaneja do nosso país ate então, quando ainda havia respeito entre as pessoas , as mulheres não eram laçadas como gado e incomodadas e as coisas ainda tinham limite.Como esta hoje, não sei e eserop que esteja melhor do que o quem as pessoas veem dizendo nos últimos anos.
Eu estive em Barretos !